Há uma série de fatores que influenciam no valor de imóveis, não apenas da casa ou apartamento em si, mas outros fatores tanto internos quanto externos. Afinal, o mercado de imóveis passa por diversas interferências e, por essa razão, o valor poderá ser afetado
Caso tenha interesse em saber mais sobre o assunto, basta continuar lendo este conteúdo!
O que interfere no valor de imóveis?
Saber quais são os fatores que influenciam no valor de imóveis é essencial na hora de tomar uma decisão de adquirir uma casa ou apartamento, para assim certificar-se de que estará fazendo um bom investimento.
Sem mais delongas, confira logo abaixo os principais fatores que influenciam no preço de um imóvel!
-
Localização
Um dos pontos mais decisivos na hora de definir o valor de um imóvel, segundo os especialistas, é a localização. Isto é, quanto mais perto o imóvel estiver das áreas centrais e bairros nobres, maior será o seu preço.
Isso acontece em decorrência da grande procura por esses locais, o que acaba por valorizar mais o imóvel e aumentar os preços. Ao passo que, os imóveis que estão localizados muito longe dos centros urbanos ou em áreas periféricas, tendem a ser mais em conta, pois estão mais suscetíveis a crimes, etc.
-
Acabamentos
Caso o dono do imóvel tenha economizado no acabamento, então é provável que ele perceba uma certa depreciação no preço quando for vender. Afinal, o acabamento de um imóvel tende a ser um dos aspectos mais caros de uma obra, bem como a qualidade.
Sendo assim, mesmo que o imóvel esteja em um bairro nobre e próximo das áreas centrais, caso o acabamento não seja de qualidade, o seu valor irá cair um pouco.
-
Área de lazer
Com um tempo cada vez menor para sair da correria da rotina, a maioria das pessoas prefere morar em um local que ofereça essas opções de lazer, para facilitar o dia a dia.
Nesse caso, certamente o preço será mais alto se o imóvel tiver alguns diferenciais, como:
- Quintal grande;
- Piscina;
- Churrasqueira;
- Salão de festa;
- Academia;
- Espaço gourmet;
- Quadra de esportes;
- Área para as crianças;
- Entre outras vantagens.
Da mesma forma se o imóvel estiver dentro de um condomínio que ofereça tais tipos de serviços de lazer.
-
Facilidades
Outro ponto que é de interesse entre a maioria dos compradores é que a região onde o imóvel está localizado tenha diversas facilidades. Afinal, na correria do dia a dia, ter estabelecimentos e serviços mais perto de casa é, sem dúvida, um grande diferencial.
Entre as comodidades mais desejáveis, podemos citar:
- Supermercados;
- Farmácias;
- Bares;
- Restaurantes;
- Lanchonetes;
- Hortifrútis;
- Escolas;
- Hospitais;
- Clínicas;
- Universidades;
- Bibliotecas;
- Padarias;
- Lavanderias;
- Centros comerciais;
- Parques e praças;
- Academias de ginástica;
- Ciclovias;
- Entre outras.
-
Idade e conservação do imóvel
Apesar dos imóveis mais antigos serem maiores e mais bem divididos, é preciso ter cuidado com um ponto que causa sua desvalorização: a conservação. Caso um imóvel não seja bem conservado, então ele acaba sendo desvalorizado.
Pois, devido a falta de manutenção regular, surgem alguns problemas como:
- Vazamentos;
- Infiltrações;
- Rede elétrica muito antiga e que não suporta as novas tecnologias;
- Entre outros.
-
Situação do mercado imobiliário
O cenário atual do mercado imobiliário também é um fator que influencia no valor dos imóveis. Assim como em qualquer setor, a lei de oferta e demanda econômica também serve para negociar imóveis.
Em outras palavras, caso tenham muitos imóveis disponíveis mas pouca procura, então o valor costuma diminuir. Porém, na situação contrária, quando há poucos imóveis disponíveis e muita procura, o valor sobe.
-
Tamanho do imóvel
Não há dúvidas de que quanto maior for o imóvel, maior será o preço. Contudo, há também outros fatores que podem fazer com que uma residência enorme tenha um valor maior.
Uma tendência do mercado de imóveis nos dias de hoje é a redução dos espaços familiares e a otimização de espaço pelo aumento populacional. Tais pontos foram responsáveis para que as construtoras focassem mais em produzir imóveis menores.
Como resultado, casas e apartamentos com mais metros quadrados tornam-se mais difíceis de encontrar.
-
Personalização
Na hora de comprar um imóvel, é normal que muitos aproveitam para fazer mudanças e deixar o local do jeito que sempre sonharam. Caso tenha sido feita com cuidado e bom-senso, é possível elevar o valor do imóvel.
Mas, caso contrário, uma personalização muito extravagante acaba por diminuir o preço. Por isso que o ideal é sempre apostar em elementos sóbrios e cores mais neutras.
O excesso de personalização de cunho mais pessoal pode causar uma queda no valor, já que o futuro dono poderá querer fazer novas reformas.
-
Garagem
Imóveis que têm boas vagas de garagem tendem a ser bem avaliados na hora de dar o seu preço. Uma casa, por exemplo, que tenha espaço para um ou mais veículos na garagem tem um grande ponto positivo.
Em certos locais, esse fator chega a representar um grande percentual do valor feito em uma transação do tipo. Ou seja, quanto maior for o espaço na garagem, maior será o preço do imóvel.
-
Documentação
Por último, mas não menos importante, a documentação do imóvel também é um fator que afeta seu preço, mas que poucas pessoas dão a devida atenção. Afinal, há quem deixe de fazer uma proposta em um imóvel quando se depara com uma casa com uma série de problemas nos documentos.
Além de manter em dia todas as taxas e impostos da prefeitura, também é essencial evitar outros tipos de pendências, como partilhas de herança ou inventário. Para os proprietários de imóveis, o ideal é emitir uma matrícula atualizada da propriedade, as certidões negativas da Receita Federal, do INSS e da justiça quando for vender.
Conclusão
Como você pôde ver neste conteúdo, são muitos os fatores que podem afetar o preço final de um imóvel, fazendo com que ele aumente ou diminua. Caso tenha gostado deste conteúdo, não esqueça de deixar o seu comentário e compartilhar também com os seus amigos!
Leia mais: