Criar conteúdo para imobiliária não é uma tarefa tão simples quanto parece. Por essa razão que, para melhorar e facilitar seu trabalho, você deve usar técnicas de SEO como pesquisa de palavras-chave, testes de legibilidade, etc, para gerar melhores ideias e aumentar o tráfego do seu site.
E, para isso, é preciso contar com algumas ferramentas úteis que ajudarão a desenvolver conteúdos excelentes para o seu público-alvo. Ficou curioso para conhecer mais sobre o assunto? Basta continuar com a leitura deste conteúdo!
Como criar conteúdo para imobiliária?
Como o nome indica, o marketing de conteúdo para imobiliária é uma estratégia que, além de tornar a sua marca mais visível, gera credibilidade e autoridade que podem influenciar as decisões de compra.
No caso do mercado de imóveis, investir na produção de conteúdo digital pode ajudá-lo a atrair mais clientes e mostrar quais são os diferenciais da sua imobiliária para quem deseja alugar ou comprar um imóvel.
Os dados apenas confirmam isso. De acordo com a Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias, até 2040, a maioria das pessoas deverá abrir mão dos corretores de imóveis físicos e a compra de imóveis 100% online será uma realidade.
Nesse ambiente, pensar em como conquistar novos clientes, manter uma boa relação com o público pela internet e ampliar o alcance de seus imóveis é crucial.
Por que investir em marketing de conteúdo?
Agregar valor à vida de seus clientes e mostrar que sua empresa é uma autoridade em sua área é algo que o diferencia, e o conteúdo é um aliado que pode ajudá-lo a alcançar isso.
Não é para menos que autores usem o conteúdo como moeda de troca. Trabalhar com informações úteis, seja por meio de e-books, artigos, vídeos, infográficos, podcasts ou outros formatos, aproximam sua marca do seu público-alvo, estabelecendo credibilidade e entregando a solução que seus clientes procuram.
No caso do mercado de imóveis, questões como região do imóvel, segurança, conforto, melhor custo x benefício e estado de conservação do imóvel podem ser algumas das coisas que os clientes querem saber antes de fechar o negócio.
Por isso, investir nessa estratégia é crucial pelos seguintes motivos:
- Aumenta as chances de sua empresa ser encontrada na internet;
- Estabelece sua imobiliária como autoridade no assunto;
- Melhorar o engajamento do público;
- É uma estratégia para aumentar o tráfego para seu site;
- Mais leads podem ser gerados, o que significa mais vendas.
Como resultado, investir em conteúdo para responder a essas perguntas colocará sua empresa à frente da concorrência.
Ferramentas para produzir conteúdos para imobiliária
Produzir conteúdo para imobiliária envolve mais do que apenas escrever textos na web. Na verdade, para criar um bom conteúdo, é preciso estar sempre atualizado e em contato com soluções novas.
E, para entender tudo, não é preciso fazer tudo por conta própria. Como resultado, temos uma coleção exclusiva de ferramentas que foram testadas e aprovadas por profissionais de marketing digital.
Confira logo abaixo quais são as principais ferramentas para ajudá-lo a criar conteúdos imobiliária!
Importante saber: Como Produzir Conteúdos para Blog Imobiliário com Alta Qualidade
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Google Trends
O Google Trends é gratuito e permite descobrir as tendências mais importantes associadas a palavras-chave. Esse mecanismo de pesquisa do Google exibe os resultados mais populares baseados na região do usuário e no período de tempo.
Segundo o relatório 2019, apesar de 67,3% das empresas usarem o marketing de conteúdo como estratégia de atração, 66,3% têm dificuldade em produzir um bom conteúdo.
O Google Trends exibe os termos de pesquisa mais populares e pode ajudá-lo a criar novos conteúdos para seu site. Isso assegura que os materiais e produtos atendam, de fato, aos melhores interesses do usuário.
Quando você descobrir quais termos estão mais populares na internet, pode ser a hora de se envolver na criação de conteúdos sobre o tópico. Com isso, mais visitantes podem chegar até a sua página.
Independente da qualidade do seu conteúdo, eles só serão vistos com frequência se forem relevantes para o seu público, correto? Por que não falar sobre um tema quente em seu blog se ele está em alta no mercado?
O Google Trends é bem útil para determinar como seu público-alvo se comporta e os tópicos que sua empresa pode buscar. Dentro da ferramenta, é possível realizar sua pesquisa do seguinte modo:
- Tipo de busca: é possível analisar se a pesquisa foi feita por imagem, notícias ou no YouTube.
- Tempo: o ano mais antigo possível para ter referências é 2004, e se estende até a última hora;
- Localização: para encontrar tendências em uma região ou até mesmo para identificar movimentos globais;
- Segmentação: você pode pesquisar por temas.
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Biblioteca de Anúncios (facebook)
A Biblioteca de Anúncios do Facebook é uma ferramenta que permite consultar os anúncios que agora estão sendo exibidos nos apps da plataforma (Facebook, Instagram, Messenger, Audience Network).
Está disponível no Facebook como um meio de aumentar a transparência tanto para os anunciantes quanto para toda a sociedade. É possível realizar pesquisas sobre qualquer marca, página ou pessoa que tenha perfil nas redes sociais do Facebook.
Isso mesmo! Toda e qualquer marca, até mesmo seus concorrentes. Não é legal? Ao fazer pesquisas na Biblioteca de Anúncios do Facebook, você terá mais chances de criar um plano de mídia e até mesmo criar conteúdos mais bem pensados.
O lado ruim de ter bons concorrentes em seu setor é que a “régua sobe” à medida que você e os demais players ganham acesso a mais dados e conseguem executar melhores estratégias de marketing.
O assunto é planejamento e criação de mídia como vantagens do uso desse método de pesquisa de anunciação, mas não podemos esquecer que tudo depende dos objetivos de marketing da empresa e do profundo conhecimento de seu público-alvo.
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Keyword Tool
A Keyword Tool é uma ferramenta online gratuita para pesquisa de palavras-chave que emprega o recurso Autocomplete do Google como gerador de palavras-chave precisas e relevantes para quaisquer tópicos.
Trata-se de um recurso do mecanismo de pesquisa do Google, cujo o intuito é agilizar as pesquisas que os usuários fazem no Google. Os termos de pesquisa sugeridos pelo Google Autocomplete são escolhidos com base em vários fatores.
Entre eles está a frequência com que os usuários pesquisam uma palavra-chave de pesquisa no passado. Se você deseja que seu site receba tráfego do Google, ou de outros motores de buscas, precisará garantir que tenha conteúdos feitos com as palavras-chave certas.
Isso significa que você deve usar palavras e frases que seu público-alvo pesquisa online enquanto procura conteúdo para imobiliária, produtos ou serviços na Internet.
A melhor maneira de escolher palavras-chave, conforme comprovado por milhões de sites e negócios on-line de sucesso, é usar palavras-chave das sugestões de pesquisa do Google como ponto de partida para criar conteúdo para seu site.
Ao criar conteúdo para imobiliária com termos de pesquisa comuns que seu público usa para obter informações online, você já fornece um ótimo valor aos visitantes do seu site.
Enquanto isso, o Google irá recompensar o seu site com classificações mais altas, o que leva a um aumento de tráfego.
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Ubersuggest
Com o Ubersuggest, você pode descobrir quais termos são mais pesquisados por um certo público e quais termos atraem mais atenção dos usuários. Em primeiro lugar, o Ubersuggest permite realizar pesquisas gratuitas e analisar os resultados por meio de várias métricas.
A ferramenta dá acesso a informações sobre estratégias que têm um bom desempenho em outros sites do seu nicho. Para que você possa se adaptar, aprimorar e ganhar vantagem competitiva.
Isso é bom porque há outras ferramentas que são tão boas quanto essa, mas cobram por essas mesmas informações. Além disso, está disponível em português e exige apenas um cadastro básico, que pode ser feito através da sua conta do Google.
Também vale mencionar o fato de que uma busca por palavra-chave deve vir junto de um plano de conteúdo. Sempre que o público do seu cliente precisa, ele recorre ao Google.
Assim, a ferramenta coleta e analisa as informações inseridas no mecanismo de busca. Sem essa ferramenta, você corre o risco de usar palavras-chave com baixo potencial de retorno em conteúdo e campanhas.
Leia também: Produzir Conteúdos em Mídias Sociais para o Ramo Imobiliário
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Answer the public
Answer The Public é uma ferramenta online que pode te ajudar a obter informações na hora de planejar seu conteúdo. Basta digitar uma palavra-chave, selecionar a região de onde serão extraídos os resultados (no caso, Brasil), e ele irá gerar variações e combinações de palavras com base nas buscas do Google.
A vantagem de usar o Answer The Public é que você pode descobrir o que as pessoas buscam na internet e como levá-las ao seu conteúdo.
A ferramenta não mostra apenas os resultados de pesquisa mais importantes para um local; ela também fornece gráficos e dados que você pode exportar de modo separado para sua planilha de conteúdo.
Além disso, conta com um grande banco de dados de dados que pode prever o que os usuários buscam. Ela tem versões gratuitas e pagas para ajudar você a encontrar as melhores ideias de conteúdo para seu blog, canal do YouTube ou outras plataformas.
Trata-se de uma boa opção para criação de conteúdos quentes para imobiliárias, por uma série de motivos, tais como:
- Ajuda você a entender seu público;
- Otimiza sua pesquisa de palavras-chave;
- Ajuda a obter mais tráfego orgânico;
- Aumenta as conversões;
- Melhora as estratégias de marketing de conteúdo.
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Google Keyword Planner
Esta ferramenta faz parte de um kit de funcionalidades do Google Adwords. Para começar a usá-lo, você deve primeiro criar uma campanha de anúncio, mesmo que não use ou aplique dinheiro a ela.
Em outras palavras, ele é gratuito para usar na prática. Usando o Planejador de palavras-chave, você pode descobrir novas palavras-chave, bem como aprender sobre os custos e o volume de pesquisas dos termos que está querendo usar.
O Planejador de palavras-chave pode ajudar você a definir como as pessoas pesquisam os termos que esta quer usar.
O Planejador de palavras-chave pode ajudar você a definir como as pessoas pesquisam termos no Google. Apesar de todas as outras ferramentas citadas acima conterem dados da plataforma, nenhuma delas foi feita pelo Google para vender anúncios.
Dicas de temas para criar conteúdos quentes
Confira logo abaixo algumas dicas de conteúdo imobiliária que você ainda poderá segmentar com base na sua persona. São temas que sempre despertam o interesse de potenciais clientes.
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Guia de bairros em sua área
Crie uma lista do que tem de melhor nas áreas onde você vende e aluga imóveis. Bem como os pontos mais fortes e importantes que merecem um destaque maior de quem procura residir em uma casa nessa área.
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Comprar ou alugar um imóvel?
Auxilie os leitores a avaliar melhor em que estágio da vida ele está quando o assunto é comprar ou alugar um imóvel.
Dados do mercado de imóveis, dados econômicos sobre seu modo de vida e economias são apenas alguns dos pontos que merecem consideração especial na hora de tomar decisões sobre investimentos de médio e longo prazo.
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É melhor casa ou apartamento?
O que acha de fazer uma comparação das vantagens e desvantagens entre casa e apartamento, levando o leitor a uma reflexão interessante sobre o assunto? O que é mais adequado para o seu modo de vida?
Saiba também: 10 Motivos Comuns Que Levam O Cliente A Perder O Interesse No Imóvel
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Economia
Cidades dormitórios são bem atraentes e o custo de vida geralmente é mais acessível. Na maioria das vezes, são vizinhas de cidades com parques industriais, grandes corporações e assim por diante.
Conte mais sobre a economia e o que você acha que é melhor nas proximidades.
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Financiamento Imobiliário
Nessa fase, o leitor já decidiu comprar uma casa, ou identificou uma necessidade e está em busca de mais dados e informações. Por mais que seja uma fase diferente da jornada, acredito que o conselho de conteúdo seja aplicável.
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O que você precisa saber antes de comprar a sua casa própria
Um artigo desse tipo passa ao leitor mais credibilidade e valoriza a imagem de sua imobiliária, já que é uma ótima chance para você demonstrar aos leitores que não se preocupa apenas em vender imóveis, mas também em fazer um negócio que seja bom para todo mundo.
Conclusão
Como você pôde ver neste conteúdo, para criar conteúdo para imobiliária, é preciso contar com o auxílio de algumas ferramentas, para obter melhores resultados! E caso tenha sido útil para você, não esqueça de compartilhar com os seus amigos essas dicas!
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