O técnico em transações imobiliárias é a formação de profissionais que atuam como corretores em transações deste setor. Além de, organizar documentos para escritura e arquivamento, elaborar contratos e propostas, entre outras coisas.
Gostaria de saber mais sobre o assunto na preparação para um reposicionamento profissional ou entrada no mercado de trabalho? Confira este conteúdo para entender mais sobre essa profissão.
O que faz o técnico em transações imobiliárias?
Este técnico desempenha o papel de assessorar transações de imóveis como compras, vendas e locações de imóveis. Bem como, ele coordena o registro e transferência de imóveis com as autoridades competentes.
Sendo assim, é de sua responsabilidade as seguintes tarefas:
- Fazer uma apresentação do imóvel ao cliente;
- Fazer a inscrição de imóveis no sistema da imobiliária;
- Identificação e aplicações dos parâmetros de ocupação e uso de lotes urbanos;
- Orientação de investimento no setor;
- Interpretação de mapas de imóveis ou projetos;
- Também planeja, coordena, avalia e intermedia as compras, vendas, locações e administração destes bens;
- Atua como consultor para processos de bens imobiliários.
Este técnico, precisa ter uma graduação nessa área e conhecimento de:
- Operações imobiliárias;
- Marketing imobiliário;
- Legislação;
- Projetos de construção civil;
- Comunicação e linguagem;
- Organização imobiliária;
- Contabilidade;
- Entre outros.
Como é o mercado de trabalho deste profissional?
Em suma, um técnico pode assessorar os interessados sobre as condições e benefícios do mercado imobiliário.
Afinal, ele é o responsável por possibilitar o acordo com os clientes, prepará-los para a execução do contrato e atuar como elo de ambas as partes de uma negociação.
Ou seja, ele basicamente irá atuar como um corretor de imóveis, algo muito importante na sociedade. Pois, eles praticamente formam bairros, além de saber informar os melhores imóveis de determinada região.
Além disso, esses profissionais possuem a experiência necessária para criar anúncios a fim de captar a atenção de potenciais compradores. Você notou que há muita coisa acontecendo nos bastidores de um técnico de transações imobiliárias?
Em termos de concorrência no mercado de trabalho, vale ressaltar que é bastante grande e diversificada. Um técnico imobiliário pode trabalhar nas seguintes áreas:
- Locações, compras e vendas de bens imobiliários;
- Lançar empreendimentos, incorporações imobiliárias, loteamentos, venda de imóveis e áreas rurais;
- Administrar bens imobiliários em condomínios;
- Com marketing e vendas, de forma direta ou treinando outros profissionais;
- Como profissional liberal que poderá trabalhar como assalariado, autônomo ou empresário e também por meio de parceria com colega de trabalho ou empresa.
Vale notar que, o mercado de imóveis cresce a cada dia mais! É uma área com um futuro promissor.
Saiba também: Boas Práticas para ter uma Gestão de Aluguel Eficiente
Como trabalhar como um corretor de imóvel?
É necessário realizar um curso técnico em uma instituição reconhecida e credenciada. O objetivo do curso é fornecer uma base profissional sólida, ao desenvolver a aptidão do aluno na área.
No fim da formação, o aluno já estará apto a administrar ativos imobiliários e condomínios, bem como realizar avaliações de imóveis.
Como funciona o curso na área?
Dependendo da instituição, um curso técnico pode durar de quatro meses a um ano. Há opções nos modos de presença, semipresencial e distância.
Entre as disciplinas aprendidas, o aluno precisará entender matemática financeira, questões jurídicas e até questões de arquitetura. Confira mais sobre os conceitos aprendidos neste curso:
- Assessorar de ações de compras, vendas e locações de imóveis;
- Avaliar de forma correta e apresentar o valor real do imóvel;
- Divulgar e anunciar os imóveis em sites, redes sociais, jornais e faixas;
- Aperfeiçoar técnicas e argumentos de compra e venda;
- Checar a veracidade e a validade dos documentos do imóvel, do vendedor e comprador;
- Fazer propostas e contratos de compra, venda e locação;
- Acompanhar questões bancárias de financiamento e crédito;
- Orientar e acompanhar a escritura do imóvel e registro cartorial.
Depois de formado, onde atuar?
Como dito antes, o técnico pode optar por atuar em imobiliárias, construção civil, urbanismo, condomínios, leilões ou como corretor independente. Porém, muitas pessoas ainda têm dúvidas sobre como atuar como pessoas físicas ou jurídicas.
Confira as diferenças entre os dois modos abaixo.
Pessoa física
Uma pessoa física (PF) é aquela que trabalha por conta própria. É permitida a emissão de notas fiduciárias nesta situação; tudo o que é necessário é se registrar na prefeitura municipal.
O pagamento de impostos é um dos fatores negativos, já que a alíquota – o percentual que um imposto tem sobre o valor de algo tributável – pode chegar a mais de 40%.
Pessoa jurídica
Já os PJs pagam 6% de impostos sobre as comissões recebidas, o que é mais vantajoso. Por outro lado, tratará dos custos de abertura de empresas, contabilidade permanente, estrutura física e outros impostos estaduais e municipais.
Importância do curso
A seguir estão as principais razões pelas quais um corretor imobiliário deve fazer esse curso técnico.
Obrigatório para atuar como corretor imobiliário
Todo corretor de imóveis deve se registrar no CRECI, e um dos requisitos para isso é obter o diploma do curso de Técnico de Transações Imobiliárias (TTI).
O curso é obrigatório para trabalhar como corretor de imóveis e é o primeiro passo para uma carreira promissora. Para atuar no mercado, você precisará apenas de um diploma TTI e de um registro no CRECI.
Leia também: Conheça As 13 Principais Técnicas De Vendas De Imóveis
Oferece o preparo necessário para atuar no mercado imobiliário
O curso TTI tem como foco desenvolver um profissional completo, capaz de atuar no mercado de imóveis e responder às diversas demandas que o setor e seus clientes têm, além de estar apto para realizar diversas transações como aquisição de imóveis, aluguel, etc.
Mercado em expansão
O mercado de imóveis cresce a todo vapor e está aberto a profissionais de todas as idades. Com isso, é bom aproveitar as chances apresentadas por um mercado que cresce e se mantém forte mesmo em momentos de crise econômica.
Conclusão
Como você pôde ver neste conteúdo, o técnico em transações imobiliárias é uma figura de grande importância no mercado de imóveis!
E você, o que achou deste conteúdo? Conseguiu sanar todas as suas dúvidas? Então, não deixe de compartilhá-lo com os seus amigos do ramo!
Leia mais:
- O Que É KPI? Indicador Chave De Desempenho Em Vendas!
- Direitos Trabalhistas Para Corretores De Imóveis: O Que Devo Saber?
- 10 Motivos Comuns Que Levam O Cliente A Perder O Interesse No Imóvel