Boas Práticas para Ter uma Gestão de Aluguel Eficiente

Boas Práticas para Ter uma Gestão de Aluguel Eficiente

Para oferecer uma gestão de aluguel eficiente e garantir a saúde do negócio é preciso estar atento as possibilidades e processos

Fazer uma boa gestão de aluguel requer muito tempo, organização e uma boa equipe para tornar o processo eficiente.

Quando você precisa lidar com muitos imóveis, seja para venda ou aluguel, você lida com muitos documentos.

E tudo isso pode acabar ficando um pouco confuso quando, além disso, temos que administrar pagamentos mensais e pedidos de inquilinos.

Portanto, é preciso adotar um bom sistema para fazer uma gestão de aluguel eficiente e não sair no prejuízo financeiro com tudo isso.

Então, continue lendo esse artigo até o final para saber o que você pode fazer para ter uma gestão de aluguel eficiente.

Como ter uma boa gestão de aluguel?

Como ter uma boa gestão de aluguel?Uma boa gestão imobiliária é fundamental para que a sua imobiliária tenha sucesso e que você garanta a saúde financeira do seu negócio.

Pois, uma das funções do profissional é, não apenas vender e alugar os imóveis, mas cuidar de todos os documentos e administração por trás desse processo todo.

Por isso, ter uma boa gestão faz com que você se torne mais produtivo, ganhando assim competitividade e se destacando no mercado.

Mas, além disso, ao você não fazer uma gestão eficiente do seu negócio, você pode acabar saindo no prejuízo financeiro por falta de organização.

Quando falamos da gestão de aluguel então, isso se torna ainda mais importante, pois pode ser mais complicado.

Pois é preciso ter um controle e acompanhamento de todos os imóveis do seu negócio que estão sendo alugados.

Além de ter esse controle, é preciso saber quando fazer a cobrança e estar sempre atento à data de pagamento de cada um desses imóveis.

Sem contar que você deve ficar disponível para o morador, ou seja, quem está alugando o imóvel para o caso de qualquer imprevisto ou ajuda que ele precise e você possa resolver.

Tudo isso pode ser um pouco complicado se você não for organizado, ou então se continuar utilizando métodos ultrapassados de gestão.

Muitas das técnicas utilizadas antigamente, como cobrança por ligação telefônica, não fazem muito sentido hoje em dia com tantos meios digitais para fazer isso.

Portanto, é preciso se atualizar junto com o resto do mercado, adotando maneiras eficientes e modernas de gerir o seu negócio.

Por isso, separamos aqui algumas práticas de gestão de aluguel eficientes para você adotar no seu negócio e aumentar a sua eficiência.

Digitalize todos os documentos importantes

A primeira coisa que você deve mudar na sua gestão, caso não faça isso ainda é passar a digitalizar os seus documentos.

Pois, muitas vezes os contratos e documentos existem só fisicamente. Isso o deixa muito vulnerável.

Uma falta de organização pode fazer você perder esses documentos, ou outros imprevistos podem acontecer.

E aí, o que você faria? Além disso, ao digitalizar os documentos você pode ter acesso a eles através da sua rede, não precisando estar fisicamente no mesmo local dos documentos.

Essa digitalização vai tornar mais fácil que você organize todos os documentos, deixando tudo separado em pastas e organizado no meio digital, melhorando a sua gestão e a deixando mais eficiente.

Além disso, são muitos os documentos. Automatizar isso torna o processo mais inteligente, e mais simples dos funcionários encontrarem os documentos que procuram para gerir bem o aluguel.

Por exemplo, fica mais fácil achar os documentos indicando atraso na mensalidade, ficando mais fácil conferir para que possa ser cobrado.

Isso pode acabar passando em branco caso você só tenha esses documentos no meio físico, onde facilmente se perde.

Assinatura Eletrônica

Depois de digitalizar todos os seus documentos, está na hora de assumir a era digital e adotar a assinatura eletrônica.

Pois, hoje em dia, muitas empresas já utilizam a assinatura digital ou eletrônica para fechar um contrato sem precisar estar lá pessoalmente para fazer isso.

A tendência é que isso seja cada vez mais frequente, por estar sendo muito utilizado no período de isolamento social.

Passar a utilizar esse recurso torna todo o processo mais rápido, mas ajuda também na gestão do aluguel.

Porque, há um controle de cláusula com acesso mais fácil e sem risco de outros problemas, como extravios.

Organize os seus processos diários

Quando você precisa gerir um aluguel, existem aqueles processos básicos, cotidianos, que são feitos todas as vezes, todo mês e em todos os casos.

Então, esses processos devem ser padronizados e organizados para que você tenha um maior controle de todos esses.

Ou seja, faça um padrão de documentos, de contratos e estabeleça uma rotina de acordo com essas tarefas.

Além dos documentos organizados, os funcionários também precisam, pois, às vezes, com tanto trabalho, há alguma confusão e algo acaba ficando em branco.

Então, veja qual é o melhor sistema de organização para você e para a sua equipe não se perderem.

Uma vez definidos os processos, crie um manual para todos os principais, para que haja um padrão para todos os seus funcionários e nada fique para trás.

Tenha um sistema de gestão de aluguel

A melhor ideia é você otimizar todo esse processo, tendo um sistema de gestão que seja eficiente.

Existem alguns softwares que melhoram esse processo e o tornam mais eficiente para você.

Esses softwares podem cuidar de tudo, mas existem alguns com ferramentas específicas para gestão de aluguel.

Nesse caso, você tem um sistema, com todos os imóveis que estão sendo alugados, as informações necessárias do locatário e dos pagamentos.

Assim, você recebe uma notificação quando está perto do pagamento, quando há atraso ou inadimplência.

Sem contar que organiza possíveis clientes, como qualquer software de gestão imobiliária, fazendo relatório de imóveis disponíveis, visitas e tudo que você precisa para uma boa gestão imobiliária.

A grande vantagem de ter um desses softwares é que torna tudo mais fácil, deixando mais tempo livre para você conseguir mais clientes, pois estará tudo organizado e tudo levará menos tempo.

Conclusão

Boas Práticas para Ter uma Gestão de Aluguel EficienteEntão, ter uma boa gestão de aluguel não é impossível, mas é preciso se organizar bem e automatizar um pouco esse sistema.

E aí, esse artigo lhe ajudou? Se sim, deixe aqui o seu comentário.

Tags: 

Gestão Imobiliária

Redação Si9 Sistemas

A Si9 Sistemas atua com Tecnologias e Soluções para Imobiliárias, procurando inovação para o setor e contribuindo com conteúdos para agregar valor no dia a dia de nossos clientes. Deixe nos comentários suas dicas e opinião sobre o conteúdo! :D

Deixe seu Comentário