Para uma boa gestão do seu negócio, você precisa fazer os relatórios customizáveis para a sua imobiliária.
Quando falamos em relatórios customizáveis, estamos falando de relatórios adaptados para as necessidades que uma imobiliária tem.
Então, eles têm como objetivo entender melhor o seu negócio e tornar a sua gestão mais eficiente.
Continue lendo o artigo para entender a importância desses relatórios customizados e quais são os principais para a sua imobiliária.
Quais são os relatórios customizados para imobiliárias?
Assim como todo negócio, faz parte de uma boa gestão emitir relatórios customizáveis, de acordo com as necessidades para melhorar a administração.
Os relatórios são essenciais para que possamos fazer um diagnóstico da situação atual do seu negócio, independente de qual seja ele.
Os relatórios mostram como estão as vendas, o que está dando certo e o que precisa ser mudado para você alcançar o sucesso.
Quando falamos de um negócio imobiliário, os relatórios são específicos às atividades realizadas para esse tipo de negócio.
Eles são uma maneira interessante de colocar as informações que você precisa para gerir o seu negócio de forma clara e simples para que seja eficiente.
Ainda, esses relatórios são importantes, não apenas para os números de venda, mas para as estratégias de marketing também.
É importante você ter uma análise sobre as suas estratégias de marketing, se elas estão funcionando e como estão indo, será que estão dando algum retorno?
Por isso, separamos alguns relatórios customizados para imobiliárias que você pode fazer e irão lhe ajudar a gerir o seu negócio.
Relatório de visitas
Esse é um dos relatórios que, na verdade, é obrigatório. Pois, quando você está vendendo um imóvel, você deve apresentar ao proprietário um relatório com todas as pessoas que foram até lá visitar.
Mas, além disso, é preciso que a imobiliária tenha um relatório com todas as visitas, de todos os imóveis que estão vendendo.
Assim é possível analisar se há um esforço para vender todos os imóveis, de acordo com as visitas que cada um está recebendo.
Por exemplo, às vezes com esse relatório, você consegue ver que tem um imóvel que está recebendo menos visita, será que não poderíamos melhorar e nos esforçar mais para vendê-lo?
Sem contar que é uma maneira também de controlar o trabalho dos corretores e a sua carga horária de trabalho, sendo possível ver se estão dando conta de cuidar de todos os clientes e imóveis que foram recebidos.
Para montar esse relatório, separe por imóvel, colocando todas as informações necessárias sobre cada imóvel, como proprietário, valor e endereço. Para então, colocar a lista de visitas, com dia e hora.
Relatório de leads e tráfego
O relatório de leads já é um relatório voltado para a gestão de marketing da empresa, uma vez que é sobre as visitas ao site da imobiliária.
Portanto, esse relatório é importante para saber se as suas estratégias de marketing para levar pessoas até o seu site estão dando certo.
Então, nesse relatório você deve registrar o número de visitantes que o seu site tem por dia.
Assim, você consegue relacionar esse número com a quantidade de pessoas que foram fazer uma visita, por exemplo.
Dessa maneira, você consegue ver como está o marketing para o seu site e, ao mesmo tempo, relacionar o número de leads no site com o número de pessoas que fazem algo a respeito.
Além do número de visitas, é possível colocar no seu relatório as características desse tráfego.
Ou seja, de onde essas visitas vieram? De redes sociais? De algum artigo ou indicação em um blog?
Essas informações são muito importante para você saber qual estratégia de marketing está funcionando para você e de onde vem o seu público, para que você invista no local certo.
Relatório de vendas
É claro que não pode faltar um relatório com as vendas, ou seja, com os fechamentos. Um relatório com todas as vendas que são feitas, e todas as informações necessárias.
Nesse relatório é importante colocar os dados do imóvel, do antigo proprietário, do novo proprietário, do valor da venda, das condições de pagamento e do corretor que realizou a venda.
Assim, você tem um controle maior da receita da empresa, sempre organizando todo dinheiro que entra e sai.
Por isso, é importante também colocar nesse relatório a comissão que o corretor recebe.
Além disso, com esse relatório você pode fazer uma relação entre o número de visitas e as vendas, vendo quanto tempo demorou para vender, quantas visitas foram necessárias e o que você pode fazer para melhorar esse número.
Sem contar que é um relatório importante para mostrar a possíveis clientes que querem vender seus imóveis, mostrando que seus números são bons e vocês são confiáveis.
Relatório de propostas
Depois que você faz as visitas, muitas vezes a pessoa que visitou o imóvel faz uma proposta. Por isso, é muito importante um relatório para organizar todas essas propostas.
O ideal é separar por imóvel, colocando os dados importantes sobre o proprietário, as condições e o valor esperado pelo imóvel.
E ai então colocar as propostas, com informações de quem está fazendo a proposta, assim como o valor e as condições de pagamento que foram oferecidas.
Pode ser interessante também adicionar como está a proposta, se está sendo analisada, se foi aceita ou rejeitada, por exemplo.
Esse relatório é muito importante para que não haja nenhum erro, ou para que o corretor não perca nenhuma proposta por falta de organização.
Conclusão
Portanto, esses são os principais relatórios customizáveis para a sua imobiliária ter uma gestão mais eficiente.
Eles são muito importantes para a organização e para as finanças da empresa. Mas, além disso, é importante para as próximas estratégias.
Pois, eles indicam como o seu negócio está indo agora, para que você consiga focar nas coisas boas e melhorar aquilo que não está dando certo.
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