10 Boas práticas de Marketing para Imobiliárias em 2022

10 Boas práticas de Marketing para Imobiliárias em 2022

Descubra as melhores práticas e estratégias de marketing digital para aumentar seus ganhos imobiliários em 2022

O setor imobiliário é responsável pela venda e por processos de locação de vários imóveis. Como o setor cresceu e se popularizou, cada vez mais é necessário aplicar estratégias de marketing para imobiliárias, com o objetivo de captar novos clientes, fidelizar aqueles que já tiveram contato com sua marca e conseguir consolidar o seu negócio no mercado.

Diante disso, neste artigo separamos 10 dicas sobre marketing direcionado para as imobiliárias que podem te ajudar a desenvolver ainda mais o seu negócio. Confira a seguir!

Entenda como o marketing pode ser aplicado em sua estratégia

10 Boas práticas de Marketing para Imobiliárias em 2022Antes de conferir as dicas que separamos neste artigo, é fundamental entender como o marketing pode ajudar sua empresa e em quais processos e ações ele deverá estar presente em seu negócio para tornar as campanhas mais efetivas e a marca mais conhecida.

De modo geral, podemos visualizar as estratégias de marketing no ramo imobiliário por meio de ações como:

  • Criação de anúncios para divulgar os imóveis;
  • Uso de estratégias direcionadas para atração do público-alvo;
  • Estruturação de um relacionamento com o cliente;
  • Desenvolvimento do suporte ao consumidor;
  • Estruturação e divulgação de canais para contato com sua empresa;
  • Desenvolvimento de uma boa experiência de contato e compra.

Por isso, separamos 10 dicas que podem ajudar na melhora desses itens dentro da sua imobiliária, trazendo resultados positivos para o negócio.

  1. É crucial conhecer o cliente

O primeiro passo para quem tem qualquer negócio e deseja criar uma estratégia de marketing efetiva é conhecer muito bem o seu potencial cliente, perfil que é traçado por meio de estratégias de identificação/definição do público-alvo e persona.

Como falamos no início do artigo, uma imobiliária é responsável pela venda de vários Imóveis.

No entanto, pode existir alteração no público a ser alcançado, já que os imóveis possuem variação de valores, serviços disponíveis,que podem ou não compor um condomínio, assim como as pessoas podem ter a intenção de realizar uma locação e não uma compra, e essas necessidades e particularidades devem estar claras ao realizar as campanhas e contatos, mesmo que a imobiliária atenda a esses diferentes perfis.

Afinal, com isso, é possível direcionar cada imóvel e conteúdo para os nichos de consumidores mais adequados àqueles informativos e oportunidades.

Além disso, fatores relacionados aos formatos de compra e outras dúvidas comuns aos públicos podem ser sanadas, tendo em vista que existem formas de locação que permitem o contato via fiador, por caução e até mesmo contratos mais facilitados de aluguel, com períodos mais curtos.

Assim, ações voltadas ao marketing de atração podem ser mais efetivas, considerando toda a jornada do consumidor ao criar conteúdos, por exemplo.

Isso significa que ao conhecer seu público-alvo, a imobiliária consegue entender qual é o tipo de produto que aquela pessoa precisa, tendo também uma compreensão sobre os conteúdos que devem ser enviados para o cliente e de como a venda e os contatos deverão ser feitos.

  1. Conheça o seu concorrente e o mercado

Além da importância de conhecer o público-alvo e desenvolver uma persona (que funciona como um personagem fictício, que representa os potenciais clientes), é fundamental realizar um estudo de mercado e ter o conhecimento de quem são seus concorrentes.

É importante que a empresa trabalhe também em cima da análise SWOT, que ajuda na identificação dos pontos fracos, fortes, bem como aspectos que necessitam de melhorias e aprimoramentos internamente e externamente.

Com isso, é possível verificar quais são as principais tendências, como se posicionar e quais os diferenciais que sua empresa tem e que precisam ser evidenciados para os clientes.

  1. Humanize o contato e use o inbound marketing

Outro aspecto importante a se trabalhar é o contato humanizado junto ao cliente da imobiliária.

Isso é possível por meio de diversas ações, como a presença em mídias diversas, criação de canais de contatos e definição de uma personalidade clara para a marca e os atendimentos, dando voz aos consumidores e encaminhando contatos e materiais de forma personalizada, mesmo que seja por meio de ferramentas de automação.

Além disso, é importante estar presente em diversos ambientes, demonstrando a relevância e trazendo novas oportunidades de pontos de contato. Ao se tratar dessa autoridade e da atração do público, é crucial destacar o uso do Inbound Marketing.

Esse tipo de estratégia também é conhecida como marketing de atração e é direcionada, fundamentalmente, para criação de estratégias e ações que visem captar novos clientes, mas também nutri-los e fidelizá-los.

Fidelizar o cliente não é uma estratégia fácil, já que depende de fatores particulares das pessoas, mas também de um conjunto de ações que devem ser empregadas pela empresa. Apesar disso, são ações mais efetivas e menos custosas do que demandar sempre a atração de novos clientes.

Assim, mesmo que, inicialmente, a compra ou aluguel de uma casa não pareça um produto de conversão constante, há produtos e serviços que podem ser oferecidos para otimizar e agregar valor à experiência, possibilitando novos contatos e, até mesmo, a indicação a novos potenciais clientes.

De modo geral, podemos destacar a importância do cliente ter fácil acesso no contato com a empresa, para poder sanar suas dúvidas, assim como obter respostas no tempo esperado.

Esse contato deve ser humanizado, como visto anteriormente. Ou seja, é importante que a equipe que trabalha na imobiliária seja treinada para ter empatia com o cliente, evitando reclamações e uma insatisfação no contato com a sua empresa.

Esse ato de tratar bem o cliente, oferecendo um bom serviço, um bom atendimento, assim como um bom local para recepcioná-lo, é uma excelente estratégia no processo de humanização da marca e melhora da experiência e memória da imobiliária.

  1. Diversifique os canais de contato com o cliente

Já que uma das formas de humanizar a marca é desenvolver um bom contato com o cliente, estando acessível a ele, é fundamental falarmos sobre a importância de diversificar os canais e possibilidades de interação com o cliente.

Isso pode ocorrer por meio de uma loja física, mas também existem outros modelos e opções, inclusive, muito benéficas para o ambiente físico e até contatos e clientes que têm ciência da imobiliária pela internet.

Nesses casos, é possível ressaltar opções como o whatsapp, telefone, por meio de aplicativos de mensagem da empresa, via chat bot (que é um robô virtual que fala com o cliente) no site, email e até nas redes sociais.

  1. Crie redes sociais e realize anúncios

Nem precisamos dizer o quanto o uso das redes sociais é importante para uma empresa atualmente, seja no aspecto de divulgar a marca ou para captar novos clientes e manter uma boa interação com o público, engajado de forma mais interativa e dinâmica.

Como milhares de pessoas acessam as redes sociais diariamente, é possível que essas redes sejam utilizadas pelas empresas como uma estratégia publicitária de aumentar a venda de imóveis ou a sua locação, bem como atrair e fidelizar os contatos, com conteúdos mais atrativos e de fácil interação, conversão e entendimento.

Além disso, é possível realizar anúncios nas redes sociais por meio do Facebook Ads, Twitter Ads e Instagram Ads, expandindo ainda mais o alcance, mas de forma cada vez mais segmentada e com a possibilidade de mensuração dessas campanhas.

Para criar um anúncio é bastante simples, bastando que a empresa entenda quem é o seu público-alvo e escolha as palavras-chaves/hashtags que são utilizadas/buscadas por seu público.

Já no uso da ferramenta, além de especificar essas características do material e audiência, é preciso escolher/desenvolver um conteúdo atrativo que será patrocinado, delimitando o orçamento e duração da campanha, isso dentro das próprias redes, já estimando a quantidade de pessoas que serão alcançadas.

Os benefícios em investir em campanhas direcionadas para as redes sociais são inúmeros, mas, podemos destacar os 6 principais, que são:

  • Aumentar a visibilidade da marca;
  • Obter melhores resultados de engajamento, curtidas e interações;
  • Ter um aumento no compartilhamento no seu conteúdo;
  • Ter a possibilidade de direcionar o cliente para a ação desejada;
  • Aumentar a base de clientes de forma qualificada.
  1. Produza bons conteúdo com técnicas do marketing

10 Boas práticas de Marketing para Imobiliárias em 2022É importante que a empresa saiba que não basta apenas estar presente nas redes sociais, pois é essencial conhecer a linguagem e o perfil dessas redes, bem como desenvolver materiais de qualidade para a audiência, educando-os e entretendo-os de forma contínua.

Por isso, recomenda-se que a empresa realize o estudo prévio do seu público e quais ambientes eles estão, bem como as características e tendências das mídias, verificando formas de aproveitar de forma estratégica tais canais, adequando a linguagem e perfil da marca nesses ambientes de forma a reforçar a identidade.

Ou seja, é preciso avaliar todo o mercado para entender qual é a melhor rede social para estar, quais materiais produzir para alcançar cada objetivo da marca, assim como os melhores dias para publicar conteúdos.

Já falando acerca do conteúdo de forma mais direta, é fundamental que a empresa produza materiais ricos e com base nas técnicas do Marketing de Conteúdo, que são direcionadas para a qualidade dessas publicações e abordagem conforme o interesse do público, aliando a técnicas de posicionamento nas plataformas usadas.

Além disso, a estratégia que utiliza o marketing de conteúdo também trabalha com a diversificação na produção, o que representa que a empresa pode produzir tanto vídeos animados, como vídeos de perfil, fotografias, infográficos e outras artes.

  1. Tenha um site bem estruturado

Quando falamos sobre a estrutura de um site, nos referimos a um aspecto que envolve tanto um bom layout claro e bem desenvolvido, assim como um site que conta com elementos de segurança, adaptação a diferentes telas e acessibilidade para pessoas que possuem necessidades especiais.

Contar com um site bem estruturado é importante para garantir uma boa imagem para empresa em relação aos seus clientes, uma navegabilidade mais fácil e rápido carregamento, garantindo um maior tempo de presença dos clientes nas páginas e a consequente conversão desses usuários.

Para desenvolver um bom site é possível contar com um suporte da empresa de Tecnologia da Informação (TI), assim como investir no desenvolvimento de softwares e aplicativos para modernizar o contato e a interação com o cliente a partir de apps e ferramentas dedicadas.

  1. Mantenha contato com os leads por meio de newsletter

Os lead são clientes em potencial, ou seja, pessoas que demonstraram interesse por sua marca, mas que ainda estão em um processo de conhecimento e redução de dúvidas em relação à compra ou serviço.

Diante disso, é importante que sua empresa imobiliária realize a nutrição desse lead.

Mas, como isso funciona? Nutrir o lead representa enviar conteúdos ainda mais direcionados e específicos, bem como de qualidade para esses perfis, trazendo o esclarecimento de dúvidas, curiosidades acerca do produto/serviço e empresa, ou até mesmo, um assunto que chame a atenção e melhore o relacionamento com a marca.

Isso pode ser feito por meio de ações do envio de mensagem por SMS, newsletter, ou o convite/direcionamento a materiais mais densos como webinars, vídeos e e-books.

  1. Mensure os resultados

Cada estratégia de marketing requer um planejamento e a identificação de métricas, que são elementos que ajudam no processo do entendimento da empresa em relação aos resultados obtidos na campanha e melhorias necessárias.

Por isso, é importante identificar, ao longo do tempo, quais foram as taxas de conversão de clientes, de rejeição, o aumento de seguidores nas redes sociais, dentre outros aspectos que ajudam a compreender como está a visibilidade da empresa e da campanha, o que permite melhorar e modificar as ações realizadas na venda de um imóvel de determinado tipo.

  1. Inove suas estratégias

A partir da mensuração e da identificação dos pontos de melhoria mencionados no tópico anterior, sua imobiliária precisa inovar as estratégias e estar aberta aos avanços tecnológicos, otimizando as campanhas, contatos e estratégias de comunicação usadas.

Somente assim, é possível acompanhar a evolução do mercado e se destacar frente à concorrência, tendo boas práticas de marketing para alcançar cada vez mais clientes segmentados e qualificados, convertendo vendas.

Tags: 

Marketing

Redação Si9 Sistemas

A Si9 Sistemas atua com Tecnologias e Soluções para Imobiliárias, procurando inovação para o setor e contribuindo com conteúdos para agregar valor no dia a dia de nossos clientes. Deixe nos comentários suas dicas e opinião sobre o conteúdo! :D

Deixe seu Comentário