O que você precisa para ter um site Imobiliário e quais melhores opções

O que você precisa para ter um site Imobiliário e quais melhores opções?


Um site imobiliário tornou-se uma vitrine online onde você pode divulgar toda a sua cartela de imóveis para alugar ou vender. Hoje em dia, a forma como as pessoas procuram por casas ou apartamentos mudou.

Foi-se o tempo em que as pessoas ficavam andando pelas ruas à procura de placas escrito “vende-se” ou “aluga-se”. Graças aos avanços digitais, só é preciso alguns cliques para encontrar o imóvel perfeito.

Quem não tem um site para sua imobiliária, certamente está perdendo destaque e sendo ultrapassado por seus concorrentes. Para saber como criar o seu site e quais as melhores opções, basta continuar lendo esse conteúdo!

O que é um site imobiliário?

O que é um site imobiliário?Em linhas gerais, um site imobiliário é uma plataforma digital onde sua imobiliária poderá anunciar todas as casas e apartamentos que tem disponível para aqueles que estão em busca de um imóvel para alugar ou comprar, é um jeito bem mais simples e prático de encontrar.

Imagine que um estudante do interior precisa viajar para a capital de São Paulo para estudar, então ele precisa encontrar um lugar para morar enquanto isso. Antes mesmo de fazer sua viagem, ele começa a procurar imóveis para alugar na capital através de sites imobiliários da cidade.

Ou seja, o site imobiliário ajuda as pessoas necessitadas a encontrar o seu negócio de uma forma bem mais cômoda e rápida. Pois, você não atinge apenas os clientes da sua região, mas sim pessoas de todas as partes do Brasil.

Um site imobiliário é, sem dúvida, uma poderosa ferramenta de vendas, ainda mais quando aliado a uma campanha de marketing digital.

Como criar um site imobiliário?

Bem, agora que você já sabe o que é e qual a importância do site imobiliário, está na hora de saber como montá-lo! Em primeiro lugar, tenha em mente que criar um bom site requer um pouco de investimento.

Para pequenas e iniciantes empresas de imóveis, é bem provável que acabe deixando esse investimento para depois. No entanto, já existem opções de criar um site sem ter que gastar muito, com exceção dos custos de domínio e hospedagem.

O que é domínio?

O que você precisa para ter um site Imobiliário e quais melhores opções?Os primeiros passos para você criar o seu site imobiliário é registrar o domínio e fazer a hospedagem. O domínio é quando você registra o nome do seu site, de modo geral, para que nenhum outro negócio tenha o mesmo nome.

Da mesma forma quando você abre sua empresa, por exemplo, um dos primeiros passos é ir registrar o nome para ninguém usar o mesmo. Essa é uma medida que facilita os clientes a encontrarem a sua marca.

Algumas plataformas para registro de domínio de seu site são:

Além do próprio nome, o domínio também é o seu endereço na internet, como www.imobiliariaexemplo.com.br. Você deverá criar esse endereço web com base na disponibilidade da URL.

Afinal, com a expansão da Internet, há muitos sites que possam estar usando o nome/endereço que você gostaria de usar. Por isso é importante usar as ferramentas de criação de domínio.

Elas irão informar se o endereço que solicitou está disponível ou não. Caso não esteja, a ferramenta irá sugerir outras opções de domínio, semelhantes ao que você propôs. Após escolher o domínio que deseja usar, será necessário seguir alguns outros passos simples.

Em média, o custo para registro de domínio é de R$ 40,00 por ano.

Hospedagem do site Imobiliário

Após registrar o domínio do seu site, chegou o momento de hospedá-lo em algum lugar, para que ele fique online. Ou seja, como o próprio nome sugere, a hospedagem serve para hospedar o seu site e todas as informações que ele contém, é como se fosse uma casa na internet.

Há uma série de sites diferentes que fornecem esse tipo de serviço, como:

Essa parte é mais técnica e requer um pouco de conhecimento sobre o assunto para executar. Caso você não saiba como funciona, o ideal é contar com a ajuda de alguém que saiba ou então pesquisar mais sobre esse processo.

Da mesma forma que o aluguel de uma casa, uma boa hospedagem poderá livrá-lo de vários transtornos e futuras dores de cabeça. Isto é, a qualidade do serviço de hospedagem que contratou, irá influenciar na segurança e velocidade de seu site.

Há diversos custos para hospedagem que variam de acordo com o “tamanho” dela. Para definir melhor qual tamanho é ideal para você, é preciso considerar o fluxo de acessos em sua página, tanto a médio quanto a longo prazo.

Tipos de hospedagem

Há diversos planos de hospedagem, sendo que os 3 mais comuns são:

  • Hospedagem compartilhada;
  • Hospedagem dedicada;
  • E hospedagem na nuvem.

A maior diferença entre a hospedagem compartilhada e a hospedagem dedicada é que na compartilhada você paga um valor mais em conta. Mas, terá que dividir o espaço disponível do servidor com outros sites, isso acaba por reduzir o desempenho do seu site.

Já a dedicada é mais cara, porém você terá um servidor próprio para o seu site. E na hospedagem na nuvem, ao invés do seu site ficar em uma máquina física, o seu site ficará em uma rede de máquinas que compartilham esses recursos entre si, mas em uma parte dedicada apenas para ele.

Para escolher qual o melhor tipo de hospedagem para o seu site, é preciso levar em conta o seu tamanho, estimativa de acessos por dia e, claro, o seu orçamento.

Certificado SSL

Para o seu site transmitir segurança aos usuários, é preciso ir atrás do seu certificado de segurança SSL. Além de oferecer credibilidade ao seu site, esse protocolo de segurança também deixa os usuários mais tranquilos ao acessá-lo.

A função mais presente na SSL é no protocolo HTTPS. Uma sigla que está presente no endereço de um site, indicando que ele é seguro. Para ativar esse sistema, você terá que comprar um plano.

Mas, há algumas hospedagens de sites que têm o SSL já incluso.

Como desenvolver um site imobiliário?

Como desenvolver um site imobiliário?Após criar o seu domínio e hospedagem, chegou o momento de desenvolver o seu site. Na Internet você encontra uma série de opções de desenvolvedores de sites que são 100% gratuitos, porém, são modelos padrões sem muitas opções de personalização.

E há aqueles que você paga uma quantia, mas tem inúmeras opções de personalização para deixar o seu site do jeito que preferir. Veja logo abaixo as opções mais populares.

Wix

Em primeiro lugar está o Wix, um dos criadores de sites imobiliários mais fáceis de usar, ou seja, não é preciso ser um expert no assunto para saber como funciona. Essa ferramenta também é bem intuitiva e totalmente gratuita.

Há uma série de recursos de criação que o site oferece, desde o layout até as funções como acrescentar chat para conversar, redes sociais e muito mais.

WordPress

Um dos mais populares ao redor do mundo inteiro, o WordPress é considerado como o melhor e mais usado. De acordo com uma pesquisa feita por eles, cerca de 36% dos sites de diferentes partes do mundo foram criados no WordPress.

O WordPress conta com sua versão inicial, que é mais simples e gratuita. Mas, há outras opções de planos com recursos diferentes para atender a cada necessidade, há planos para sites pessoais, negócios e lojas online.

Será preciso ter um pouco de conhecimento para saber como instalar a ferramenta, configurar, criar as páginas e personalizar.

Site123

Esta é considerada uma das maiores em criação de sites e ganha destaque devido a simplicidade e rapidez com que o usuário poderá criar o seu site e até mesmo uma loja virtual.

Por fim, há muitos outros criadores de sites que são bons e oferecem diversos recursos. Vale a pena pesquisar para escolher aquele que mais se encaixa dentro do que deseja e do quanto pretende gastar.

Como montar um site imobiliário personalizado?

Como montar um site imobiliário personalizado?Chegou a hora de personalizar o seu site e isso significa dar a ele uma identidade visual para fazer com que as pessoas possam reconhecer sua marca pessoal. A página inicial do seu site será um cartão de visita para os clientes.

Por esse motivo é preciso que ela seja bem atrativa, além de ser objetiva e conter dados que possam despertar o interesse do cliente em continuar navegando. Lembre-se de incluir fotos de destaque de algum empreendimento, logo da sua marca e slogan da imobiliária.

Ao mesmo tempo, tenha cuidado para sua página não ficar “poluída”, com muitas informações ao mesmo tempo. A taxa de rejeição de site costuma ser maior quando há um volume desnecessário de informações que deixam o visual mais carregado.

Imagens de qualidade para seu site

Como dito acima, as imagens também são essenciais para o seu site imobiliário. Antes de fotografar ou filmar os imóveis disponíveis, lembre-se de deixar o ambiente mais organizado e bem iluminado.

Busque destacar mais os pontos positivos do ambiente e mostrar ângulos diferentes dos espaços, o ideal é que cada imóvel tenha, pelo menos, quatro fotos. Caso não tenha a habilidade para tirar essas fotos de qualidade, contrate um especialista.

Essa estratégia deixará o seu site com uma aparência mais profissional e com mais chances de despertar o interesse dos visitantes.

Tenha um layout responsivo

Hoje em dia, a maioria das pessoas acessam os sites por diferentes dispositivos, como tablets e smartphones, por exemplo. Por esse motivo, é essencial que o seu site tenha um layout responsivo para facilitar a navegação dos usuários.

Isso porque, a maioria das pessoas não têm paciência com sites cuja navegação é mais difícil, fazendo com que elas saiam da página. Então, é preciso pensar na experiência do usuário ao navegar em seu site e contar com um layout responsivo para garantir o sucesso.

Um layout responsivo é capaz de se adaptar de modo automático a diferentes formatos de tela:

  • Smartphone;
  • Tablet;
  • Desktop.

Dessa maneira, o usuário terá uma melhor navegabilidade em qualquer dispositivo que estiver usando. Além de ser mais prático para os usuários, os sites responsivos também são priorizados pelos mecanismos de busca.

Ou seja, há maiores chances de mais usuários encontrarem a sua página, pois ela terá uma melhor posição no ranking do Google.

Site otimizado para os mecanismos de busca

Além de um layout responsivo, o seu site também precisa ser otimizado para os mecanismos de busca. Nos dias de hoje, as pessoas acessam mais os sites através de uma busca no Google, ao invés de digitar a URL.

Por isso é importante ter um bom posicionamento nos motores de busca. O seu site precisa investir em uma estratégia SEO. Assim as pessoas irão encontrar a sua página de maneira orgânica.

Atendimento online

Outro ponto importante para o seu site é disponibilizar meios de contato para que o usuário possa mandar uma mensagem, caso tenha alguma dúvida ou interesse. Você pode integrar um sistema de chat em seu site.

Não esqueça também de vincular os números de seu WhatsApp e páginas de suas redes sociais. Os chatbots também são uma boa opção para dar respostas rápidas para os visitantes.

Tenha integração com plataformas do mercado imobiliário

Por último, mas não menos importante, o seu site precisa ser integrado para que você possa atrelar plataformas e sistemas do mercado imobiliário. Pois, essa integração garante maior eficiência para o seu negócio, além de ser ideal para a condução do lead que chega em seu site durante toda sua jornada de compra.

Com um site integrado a um sistema de gestão, você poderá acompanhar todas as ações que trouxeram esse contato do site para o funil de vendas. Entre muitas outras vantagens e facilidades para a sua imobiliária!

Conclusão

Tenha integração com plataformas do mercado imobiliárioComo você pôde ver neste conteúdo, ter um site imobiliário é crucial para que você possa alcançar mais clientes e, como consequência, fazer mais vendas! O site irá facilitar não só para os clientes, como também para você, ao vender ou alugar um imóvel.

Por fim, o que você achou dessas dicas? Ainda ficou com alguma dúvida sobre? Gostaria de acrescentar mais algumas coisas? Então deixe o seu comentário e não esqueça de compartilhar com os amigos!

 

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