O planejamento de marketing imobiliário é um plano que irá detalhar todas as estratégias e ações essenciais para atingir um ou mais objetivos. No setor de imóveis, caso o seu objetivo principal seja gerar mais leads ou aumentar as suas vendas, tudo irá começar no planejamento.
Caso tenha interesse em saber mais sobre o assunto e como elaborar um plano para vender imóveis de forma orgânica, basta continuar lendo!
Por que um planejamento de marketing é importante?
Um bom planejamento de marketing não serve apenas para aumentar o volume de vendas, também é útil para identificar riscos e oportunidades e definir estratégias no mercado.
Já é o suficiente para que a imobiliária cresça mais profissionalmente, pois é possível ter uma visão clara do mercado. Ou seja, você poderá considerar o ponto onde está e onde pretende chegar.
O ideal é fazer essa elaboração a cada ano, mas ficar de olho nas ações todos os meses, para certificar-se de que as coisas estão saindo conforme o esperado.
Como fazer um planejamento de marketing
Confira logo abaixo algumas dicas úteis para você criar o seu planejamento de marketing e aumentar as vendas!
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Avalie o segmento
Analisar o mercado imobiliário é o primeiro passo, fazendo uma pesquisa
com os seus parceiros e clientes, ficar de olho nas notícias e frequentar congressos e feiras desse setor.
Isso porque, dessa forma você saberá identificar possíveis tendências e crises do ano em que pretende colocar seu plano em ação. Afinal, há muitos fatores internos e externos que poderão prejudicar o seu negócio.
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Saiba quem são os seus clientes
Não basta apenas querer vender, é preciso conhecer qual é o perfil do público que você deseja atingir. No marketing digital, o termo usado para definir essas pessoas são as “personas”.
Porém, muitas pessoas costumam confundir as personas com o público-alvo. Uma persona trata-se de uma representação semi fictícia do seu cliente ideal. De modo geral, é como se fosse um “personagem” criado com base em dados reais, detalhes sobre hábitos, dores e desejos.
Já o público-alvo são definições mais amplas de um grupo de pessoas, mas sem levar em conta a particularidade de cada indivíduo. Isso significa que você deve evitar o erro de atirar para todos os lados e focar suas estratégias no público certo.
Pois, quanto mais segmentar o seu público, maiores serão as chances de atingir as pessoas certas e fechar um negócio. E evite definir a sua persona com base no subjetivismo de “eu acho que”. Faça uma pesquisa real, com pessoas reais, para entender melhor o perfil dos seus clientes.
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Defina os seus objetivos
Não esqueça de que é importante definir bem os objetivos que você espera alcançar com o planejamento de marketing, como aumentar as vendas, por exemplo. Mas, há outros objetivos que também são essenciais para uma imobiliária:
- Fortalecer o nome no mercado;
- Obter reconhecimento profissional;
- Ampliar a atuação.
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Trace estratégias e prazos
As estratégias são uma série de atividades articuladas para atingir o objetivo que você deseja. Após definir o seu objetivo, é preciso traçar quais serão as ações de marketing necessárias.
O ideal é montar uma lista com tudo bem claro e detalhado, incluindo até mesmo o que você espera ao realizar as tarefas.
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Marketing de conteúdo
Marketing de conteúdo é uma estratégia que anda de mãos dadas com os anúncios orgânicos. O seu intuito central é educar o seu público-alvo através da produção de conteúdos que sejam relevantes para eles.
Em outras palavras, você pode criar um blog e compartilhar conteúdos que poderão ser úteis para os clientes saberem como escolher o imóvel ideal. Outras ideias de artigos que você pode criar são:
- Casa ou apartamento? Saiba como escolher o melhor imóvel para você;
- O que levar em conta no momento de escolher a localização de um imóvel?
- Como comprar imóveis como investimento?
- Entre muitas outras opções.
Dessa forma, você fornece informações relevantes de graça e que ajudam em seu tráfego orgânico, gerando mais leads. Também é possível usar essa mesma estratégia nas redes sociais, vídeos do YouTube, etc.
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SEO
SEO é uma estratégia que serve para colocar o seu site em uma das primeiras posições nos motores de busca, como o Google. Assim, quem estiver procurando por conteúdo relacionado, poderá encontrar seu site com mais facilidade.
Essa estratégia funciona com o uso de certas palavras-chave durante os conteúdos. Dessa forma, quanto melhor trabalhar o SEO, maiores serão as chances de sua página aparecer no topo da página do Google.
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Mensure as ações
De acordo com os grandes especialistas de marketing digital, há uma frase que eles costumam falar: “o que não é medido, não pode ser gerenciado ou melhorado”.
Em outras palavras, isso quer dizer que não há como você melhorar algo que não sabe se deu/está dando certo ou errado. Ou seja, para saber se o seu planejamento está indo bem, será necessário mensurar as ações.
Defina métricas e indicadores de desempenho, pois eles serão os responsáveis por exibir se os seus objetivos foram alcançados ou não. Por exemplo, se você tiver criado um site, é importante medir a quantidade de acessos por dia, quantos dos usuários em potencial deixaram um contato, conversão em visitas nos imóveis, etc.
Confira logo abaixo algumas métricas que você poderá usar para mensurar suas ações:
- Prospecção transformada em oportunidade: número de clientes que demonstraram interesse;
- Prospecção: número de clientes alcançados;
- Propostas feitas: quantidade de orçamentos enviados;
- Conversão em visitas: clientes que visitaram imóveis após ver algum anúncio na internet;
- ROI (Retorno sobre Investimento): quanto você ganhou ou perdeu com os investimentos em marketing. O cálculo é (R-C)/C. R significa receita e o C é referente ao custo do investimento;
- Negócios fechados: quantos clientes compraram os imóveis.
Conclusão
Agora que você já sabe qual a importância de fazer um planejamento de marketing para imobiliária, está na hora de começar o seu, não é mesmo? Com o tempo, você verá o retorno do investimento.
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