Atendimento Ao Cliente: Perguntas Que Corretores Devem Saber Responder

Atendimento Ao Cliente: Perguntas Para Corretores Responderem

Saber as respostas às perguntas durante o atendimento ao cliente ajuda a concretizar a venda porque a compra de uma casa ou apartamento é um passo muito importante.

Afinal, a vida de qualquer pessoa vai passar por uma fase muito crítica quando compra um imóvel. Por esse motivo, é comum que o cliente tenha dúvidas e busque uma solução completa para se sentir seguro ao fechar o negócio.

Continue lendo este conteúdo para conferir as perguntas que corretores precisam saber como responder!

Perguntas que os corretores precisam saber responder durante o atendimento ao cliente

Atendimento Ao Cliente: Perguntas Que Corretores Devem Saber ResponderUm corretor que não quer perder a venda precisa ficar atento às possíveis perguntas que o cliente pode fazer e se preparar para não ser pego desprevenido. O segredo para aprender sobre um cliente e ganhar sua confiança é antecipar suas perguntas.
Para facilitar a sua preparação, listamos abaixo as dúvidas recorrentes que os clientes têm ao negociar um contrato de compra de imóveis. Confira logo abaixo!

  1. Formas de pagamento oferecidas?

Isso irá depender do tipo e localização do imóvel a ser compra. Comumente, tem se o pagamento à vista, através de financiamento do tipo imobiliário. Tal como através de doação. É preciso saber como explicar em detalhes ao comprador as disposições de cada um desses métodos.

  1. Quais tarifas são adicionadas ao valor do imóvel?

Para despesas relacionadas à entrega da casa, é necessário ter um fundo de reserva. Se o financiamento for feito na construtora, diretamente, existem alguns custos adicionais além do serviço, como tarifa das chaves a serem entregues ao cliente.

Ao passo que, os custos associados à documentação costumam ser de 5% da quantia do bem financiado. Além dos custos associados à registros em cartórios e ao pagamento do Imposto sobre Transmissão de Bens Intervivos (ITBI) e escritura pública do imóvel.

Por exemplo, no Rio de Janeiro, o custo do ITBI é de 2% do preço de mercado do imóvel ou do preço declarado

  1. É possível negociar o preço do imóvel?

De longe uma das perguntas mais comuns, afinal a maioria dos clientes tentarão negociar o preço do imóvel. Apesar de a negociação ter limites, é bom trabalhar com uma margem e ser mais flexível para poder agradar o cliente.

  1. Quais documentos preciso para fechar a compra?

De forma resumida, os principais documentos exigidos de uma pessoa física são:

  • Extrato do FGTS (se aplicável no método de compra do imóvel);
  • Comprovante do estado civil;
  • Comprovante de residência;
  • RG e CPF;

Documentos do cônjuge são exigidos, para pessoas casadas. Enquanto aos divorciados, a certidão de casamento com averbação. Em ambos os casos, apenas cópias.

  1. Como é a infraestrutura do imóvel?

A infraestrutura é uma das questões mais comuns dos compradores. Tanto em termos do imóvel quanto de sua localização.
Para remover qualquer dúvida no momento da compra, é fundamental que essa objeção seja resolvida com sucesso em etapas anteriores.
Sendo assim, pergunte ao cliente sobre as suas necessidades e depois faça uma pesquisa sobre a infraestrutura da região!

  1. Como é a vizinhança?

Descubra como é a vizinhança do lugar onde o cliente deseja morar, isso vale tanto para uma casa quanto para um apartamento. É fundamental estar atento a detalhes perfil, faixa etária, estilo de vida das pessoas que moram na região, assim você poderá determinar se os residentes correspondem ao perfil do comprador.

Importante saber: 10 Motivos Comuns Que Levam O Cliente A Perder O Interesse No Imóvel

  1. Como são os serviços públicos da região?

Não deixe de verificar também os serviços públicos do local, incluindo:

  • Transporte público;
  • Iluminação;
  • Coleta seletiva de lixo;
  • Pavimentação;
  • Urbanismo;
  • Arborização.
  1. O local tem áreas de lazer e entretenimento?

Morar próximo a áreas que proporcionam entretenimento e bem-estar para o cliente, como parques, praças, clubes e centros esportivos, sempre ajuda a melhorar a qualidade de vida.

Por isso, verifique se existem opções de lazer e entretenimento próximo a região.

  1. A região tem capacidade para atender às minhas demandas diárias?

Verifique se o lugar onde o seu cliente deseja morar fica próximo de serviços e comércio local, tais como

  • Supermercados;
  • Escolas;
  • Bancos;
  • Academias;
  • Farmácias;
  • Lavandarias;
  • Restaurantes;
  • Etc.

Verifique se a infraestrutura da região poderá atender às necessidades do seu cliente no dia a dia.

  1. O valor de entrada do imóvel pode ser removido?

Atendimento Ao Cliente: Perguntas Que Corretores Devem Saber ResponderSim, o cliente pode comprar seu imóvel com sem ter que pagar qualquer entrada. Mas apenas mediante negociação detalhada e acordada entre ambas as partes, cliente e construtor do imóvel.

  1. Posso comprar um imóvel usando meu saldo do FGTS?

Somente imóveis com valor até 500 mil reais e residências urbanas podem ser adquiridos com o saldo do FGTS. Para utilizar este benefício, é preciso ser pessoa física e comprovar que atuou por, no mínimo, três anos na modalidade do FGTS.

  1. Por quem é paga a comissão a(o) imobiliária (corretor de imóveis)?

Isto é feito a pessoa que contratou os serviços prestados de corretagem para a casa, ou seja, o dono do imóvel.

  1. Como sei se a compra que estou fazendo é um bom negócio?

Inúmeras características diferentes definem um bom negócio. É preciso explicar para o cliente o preço em comparação ao mercado, a condição do imóvel, se atende às suas necessidades e expectativas.

Bem como, se vai se valorizar nos próximos cinco anos, se o crescimento projetado da região é o que ele deseja, se os termos de pagamento são razoáveis, dada a sua situação financeira, etc.

  1. Quantas vagas de garagem tem?

Nunca se esqueça de informar ao cliente sobre o tamanho da garagem ou a quantidade de vagas que o imóvel possui. Veja também o tamanho dos espaços para garantir que a área seja ideal para o veículo do cliente.

  1. Como é a segurança da região?

Pergunte aos moradores sobre a segurança na área. Verifique se o bairro onde o imóvel está possui uma boa iluminação e se é bem supervisionado pela polícia.

  1. Há vias de acesso próximas?

Como é o transporte local? A que distância fica a propriedade das avenidas? O trânsito local é intenso? É barulhento a noite? Lembre-se de conferir esses fatores e informar ao cliente.

Conclusão

Atendimento Ao Cliente: Perguntas Que Corretores Devem Saber Responder

Agora que você já sabe quais são as principais perguntas que pode surgir durante um atendimento ao cliente, aproveite para compartilhar este conteúdo com os seus colegas de trabalho!

Leia mais:

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