fbpx
O Guia Sobre O Empreendedorismo Feminino No Mercado Imobiliário

Guia Sobre O Empreendedorismo Feminino No Mercado Imobiliário!

O empreendedorismo feminino cresce em todas as áreas de atuação, principalmente no mercado imobiliário, leia mais sobre o assunto em nosso artigo.

Se observar com mais atenção, verá como o empreendedorismo feminino no mercado imobiliário cresce cada vez mais. Mas, não apenas nesse setor, em todas as áreas de atuação é possível perceber o aumento de mulheres atuando.

No entanto, quanto ao setor de imóveis, tem sido uma escolha entre muitas mulheres devido ao sucesso que obtém. Ficou curioso para saber um pouco mais sobre o assunto? Continue então com essa leitura!

Empreendedorismo feminino no mercado imobiliário

O Guia Sobre O Empreendedorismo Feminino No Mercado Imobiliário

Você sabia que as mulheres só ganharam autonomia para trabalhar fora no dia 27 de agosto de 1962? Graças a publicação do Estatuto da Mulher Casada, onde as mulheres passaram a ter mais liberdade para trabalhar.

Até então, a mulher deveria ter permissão do marido caso quisesse trabalhar fora de casa. Porém, mesmo após o estatuto, foi em meados da década de 70 que as mulheres começaram a aparecer mais no mercado de trabalho.

Hoje em dia, as mulheres têm dominado várias áreas de atuação, mostrando que são completamente produtivas em seus ramos de atuação.

Por vezes muito mais eficazes que os homens, como ocorre com o setor de imóveis. Isso porque, as mulheres têm um ótimo desempenho na área, por serem mais disciplinadas, empenhadas e dedicadas.

Embora o número de mulheres nessa área cresça cada vez mais, até por volta de 1958 a profissão de corretor de imóveis era restrita apenas aos homens. Porém, com a abertura do mercado de imóveis, as mulheres tiveram uma chance de provar a sua capacidade.

De acordo com uma pesquisa feita pelo COFECI (Conselho Federal de Corretores de Imóveis), o número de mulheres na área dos imóveis cresceu cerca de 144% durante a última década. O que representa mais de 30% do número total de profissionais registrados.

Embora o cenário seja tido como favorável para as mulheres, ainda há certos desafios que devem ser levados em conta, como machismo e preconceito, por exemplo.

Esse tipo de preconceito ainda existe mesmo hoje em dia. Contudo, muitas mulheres não deixam se abalar por esse tipo de problema.

Confira logo abaixo quais são alguns dos maiores desafios de uma mulher que trabalha como corretora de imóveis!

Dupla jornada

Esse problema é um pouco antigo, mas até hoje ainda insiste em desafiar a rotina de muitas mulheres. Afinal, não é raro que muitas mulheres precisem cuidar de seus filhos, afazeres domésticos, etc.

Porém, mesmo assim, elas ainda lutam todos os dias para realizar o seu trabalho, e garantir um maior sucesso e estabilidade financeira.

Falta de estrutura

Outro grande problema em relação ao trabalho feminino no setor de imóveis é sobre a falta de infraestrutura. Isso porque, as corretoras não têm o direito à licença maternidade, o que acaba gerando conflitos caso queiram ter filhos.

Já quando são gestantes, há muitas dificuldades para obter segurança e estrutura para manter a estabilidade no trabalho.

Assim como também, o salário não é o mesmo que o de homens, por isso a maioria tem que trabalhar mais para obter um salário que seja compatível.

Dicas para trabalhar como corretora de imóveis

Dicas para trabalhar como corretora de imóveisApesar dos desafios que muitas mulheres têm não só no mercado de imóveis, mas em várias situações, é preciso aprender a superar as barreiras. Para que assim ganhe destaque na profissão, confira logo abaixo algumas dicas para obter sucesso.

1. Fazer registro no CRECI

Fazer registro no CRECI é o primeiro passo, sem dúvida, necessário para atuar nessa área. Isso porque, uma pessoa pode exercer as suas funções de forma legal apenas quando tem esse registro.

Porém, vale ficar atento quanto a esse ponto, pois para cada estado, há um órgão CRECI específico, com meios diferentes para a regularização ser feita.

2. Ter competências humanas

Para qualquer área que atue diretamente com o público, é preciso estar pronta para lidar com uma série de situações e problemas do dia a dia. Em outras palavras, é preciso saber driblar todos os desafios e obstáculos que possam surgir no caminho.

Enquanto tiver clientes que elogiam o seu trabalho, algum outro pode querer fazer uma reclamação, ou algo do tipo. Por isso é essencial ter estabilidade emocional para agir da melhor forma diante dessas ocasiões.

Saber como liderar é outro ponto importante para gerar bons resultados e lucrar mais. Além de outras características que fazem a diferença durante o trabalho como, por exemplo:

  • Proatividade;
  • Motivação;
  • Comprometimento;
  • Carisma.

3. Dominar bem a área

Para fazer um bom trabalho como corretora de imóveis, outro fator essencial é dominar bem a área de atuação. Assim você poderá transparecer maior prioridade sobre o assunto quando for preciso.

Há muitas formas de obter conhecimentos técnicos da área, desde cursos para aperfeiçoar, até mesmo ferramentas de gestão, etc.

4. Organização

Ser organizada é um fator essencial para qualquer pessoa no ramo de imóveis, levando em conta que assim é possível fazer as atividades da melhor forma. Uma das dicas é cumprir sempre com os horários e ser pontual.

Assim como também é essencial gerir a carteira de clientes de forma mais eficaz. E, por último, é preciso ter a capacidade de se adaptar em diferentes tipos de situações, pois o setor de imóveis está sempre passando por novas mudanças.

5. Tecnologia

A tecnologia tornou-se uma grande aliada entre diversos setores, e isso não poderia ser diferente com o setor de imóveis. As ferramentas são muito úteis para otimizar o trabalho e reduzir o tempo para fazer cada atividade.

Hoje em dia, há uma série de ferramentas tecnológicas diferentes que ajudam durante os processos no trabalho para tornar a gestão mais simples e eficaz.

Conclusão

O Guia Sobre O Empreendedorismo Feminino No Mercado ImobiliárioEm suma, o empreendedorismo feminino no mercado imobiliário tem se tornado cada vez mais frequente. Diversas mulheres optam por atuar neste ramo, seja trabalhando para uma imobiliária ou até mesmo por conta própria.

Embora ainda haja muito caminho a percorrer e obstáculos para enfrentar, a força feminina é, de fato, uma força. Pois as mulheres não estão mais recuando diante de problemas, como o machismo enraizado na cultura.

Por fim, você gostou desse conteúdo? Qual a sua opinião sobre o assunto? Ainda tem alguma dúvida? Não esqueça de compartilhar o seu comentário conosco!

Redação Si9 Sistemas

A Si9 Sistemas atua com Tecnologias e Soluções para Imobiliárias, procurando inovação para o setor e contribuindo com conteúdos para agregar valor no dia a dia de nossos clientes. Deixe nos comentários suas dicas e opinião sobre o conteúdo! :D

Deixe seu Comentário