fbpx
Contratos de Intermediação Imobiliária Como fazer contratos de intermediação imobiliária juridicamente corretos?

Como Fazer Contratos de Intermediação Imobiliária Válidos Juridicamente

Contratos de Intermediação Imobiliárias, veja todos os passos e preocupações para redigir modelos de contratos válidos juridicamente

Você sabia que fazer uma boa gestão de contratos e do seu sistema imobiliário pode lhe ajudar a organizar todo o seu negócio?

O mercado imobiliário gira em torno de contratos, pois é um mercado que trabalha com negociações a todo momento. 

Por isso, o contrato é um documento que irá oficializar essas negociações e trazer um certo controle para a empresa. 

Então, continue lendo o artigo para saber como funciona essa gestão de contrato e como o sistema imobiliário é afetado positivamente quando ela é feita corretamente. 

Como funciona a gestão de contratos e como um sistema imobiliário pode ajudar?

Como fazer contratos de intermediação imobiliária juridicamente corretos?No sistema imobiliário, é preciso lidar com diversos tipos de contrato e por isso, fazer uma boa gestão de contratos pode ser fundamental para uma boa organização. 

Quando falamos em contratos no negócio imobiliário, estamos falando de diferentes tipos de contrato, como por exemplo: 

  • Locação; 
  • Compra e venda; 
  • Financiamento; 
  • E outros. 

Todos esses documentos são muito importantes e devem ser tratados com responsabilidade e organização, para que nada seja perdido e para que ele seja bem feito, vendo juridicamente

Saber gerir esses contratos é fundamental para manter todos os processos diários da sua imobiliária organizados, evitando qualquer problema por falta de organização. 

Principalmente para quem trabalha no mercado imobiliário. O seu negócio depende totalmente de transações que são oficializadas através de contratos. 

Tendo um sistema eficiente, você consegue ter um controle maior de todos os contratos, que devem ser arquivados de maneira inteligente e de fácil acesso e entendimento para os funcionários. 

Os contratos são documentos oficiais que indicam todo o dinheiro que entra e sai da empresa, assim como as comissões dos funcionários. Por isso, são tão essenciais.

Existem alguns cuidados e dicas que você pode seguir para fazer uma boa gestão de contratos no seu sistema imobiliário

1. Padronize os seus contratos 

A primeira coisa a ter em mente é que você deve padronizar os contratos do seu sistema imobiliário. 

Os contratos devem seguir a lei e estar dentro do padrão de qualquer imobiliária. Existem algumas coisas que precisam estar em todos os contratos.

Para ter uma boa gestão de contratos é preciso estabelecer um padrão para eles. 

Sem um padrão, os contratos ficam muito diferentes e pode ser que em alguns faltem informações, enquanto outros tenham informações demais. 

O ideal é você listar os tipos de contratos que a sua empresa faz, e fazer um contrato padrão para cada um desses tipos. 

Além disso, pode ser interessante também deixar contratos padrões para algumas situações que não são tão comuns, mas podem acontecer.

2. Junte e atualize sempre os contratos

Organização não é uma opção se você trabalha no mercado imobiliário, e sim uma obrigação se você quer ter um trabalho produtivo e eficiente. 

Como falamos antes, é um mercado que trabalha muito com documentos e contratos oficiais que devem ser guardados com muito cuidado e responsabilidade. 

Além dos contratos, você precisa também ter organizados todos os documentos relacionados a todos os clientes. 

É preciso unir todos os documentos relevantes para cada contrato em um local, onde todos os funcionários que precisem dessa informação tenham acesso e saibam o que e como encontrar. 

É muito importante estar sempre atualizando esses documentos e, até mesmo, contratos em alguns casos, como por exemplo, no caso de locação. 

É importante ter junto a esses documentos e contratos, a situação atual daquela compra ou venda. Por exemplo, se as parcelas estão em dia, se há alguma dívida e se está indo tudo como planejado e firmado no contrato. 

Na hora de agrupar esses contratos e documentos é importante entender que podem haver peculiaridades em cada um. 

Você deve buscar unir aqueles que têm as mesmas características, para que seja mais fácil na hora de buscar o que precisa. 

3. Formalize todas as negociações

Isso é muito importante. Muitas imobiliárias acabam fazendo a sua negociação, principalmente se falamos de locação de imóveis, de maneira informal. 

O que significa isso? Significa fazer a negociação sem levar em conta fatores que são muito relevantes e até mesmo obrigatórios juridicamente falando. 

O seu contrato deve ter especificidades sobre o que está permitido e o que não está, os fatores e a forma de pagamento, com prazos e ações que devam ser tomadas ao não cumprir com o contrato. 

Quando as pessoas fazem o contrato na informalidade, a sua gestão de contratos é prejudicada e pode afetar o financeiro da sua empresa e até ser prejudicado por não ter um documento que prove e não poder fazer nada caso não haja um pagamento do aluguel, por exemplo.

Você precisa fazer tudo com a maior quantidade de detalhes, de acordo com a lei e o código de ética do setor imobiliário, para tudo estar dentro da legalidade e tornar a sua organização mais simples e eficiente.

4. Utilize um software de gestão 

Para ajudar você na organização, o mais recomendado é que você utilize um software de gestão para cuidar dos contratos da sua imobiliária. 

Uma imobiliária com um tamanho médio possui muitos contratos, um volume que pode ser muito para a quantidade de gestores, o que pode gerar uma confusão e falta de organização. 

A dica é tirar esses contratos apenas do meio físico e levar para o digital utilizando um software para lhe ajudar. 

Existem softwares que possuem até mesmo vários tipos de contratos imobiliários customizados, para várias ocasiões, e que podem ser preenchidos no próprio sistema. 

Além disso, você consegue ter uma visão mais ampla do financeiro, assim como coordenar para que você esteja sempre recebendo lembretes na hora de atualizar, ou sobre as datas relevantes nos contratos.

Conclusão

Agora você sabe que a gestão de contratos é muito importante para que o sistema imobiliário funcione de forma eficiente. 

É importante padronizar e organizar todos os seus documentos, para ter uma maior produtividade e evitar prejuízos. 

E aí, gostou do artigo? Se sim, compartilhe com seus colegas. 

Tags: 

Gestão Imobiliária

Redação Si9 Sistemas

A Si9 Sistemas atua com Tecnologias e Soluções para Imobiliárias, procurando inovação para o setor e contribuindo com conteúdos para agregar valor no dia a dia de nossos clientes. Deixe nos comentários suas dicas e opinião sobre o conteúdo! :D

Deixe seu Comentário