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Link Building: Você Sabe O Que É Gestão De Links?

Veja abaixo o que é gestão de links para imobiliárias, alguns tipos de links, entenda como funciona e como planejar novos links. Confira!

Link building é uma técnica na qual os links do seu site aparecem em outros sites. Quando um cliente clica nesse link, ele é direcionado ao endereço de sua empresa ou a um anúncio publicado anteriormente.

Hoje em dia, ter um site é insuficiente. Por ser a internet um mar de informações e páginas, é preciso se destacar nesse ambiente competitivo. Uma forma é usar links, que é uma estratégia para incorporar uma variedade de outros conteúdos em seu site.

O objetivo do artigo de hoje é discutir a importância dos links para o posicionamento do seu site imobiliário, bem como implementar essa estratégia. Continue lendo para entender melhor!

O que é link building?

Link building: Você Sabe O Que É Gestão De Links Para Imobiliárias?Você já deve estar ciente da importância do Google. Hoje, se quisermos procurar qualquer coisa, basta digitar na barra de pesquisa do Google e obteremos uma enorme quantidade de resultados.

Não é diferente para o setor de imóveis. As buscas por casas e apartamentos para alugar e comprar são comuns na internet. Tanto que ter um bom ranking no Google é um dos principais objetivos de quem investe em marketing.

As redes de links podem ajudar nisso porque mostram como seu site interage com o resto da internet. Como resultado, os links e as estratégias de construção de links são um aspecto importante do SEO (Search Engine Optimization), que é uma coleção de ações que melhoram a classificação do mecanismo de pesquisa.

Link building é uma estratégia de SEO que visa construir uma rede de links, os backlinks, para uma página específica com o objetivo de direcionar o tráfego e aprimorar a autoridade do site diante de mecanismos de busca como o Google.

Dessa forma, o Google consegue investigar esses links, verificando para ver se seu site é citado em outras páginas e se tem conteúdo de alta qualidade – o que melhora sua classificação nos resultados de busca.

Os benefícios são inúmeros, pois ter uma classificação mais alta no Google permite que o site da sua empresa:

  • Tenha um maior número de visitantes;
  • Aumente o tráfego orgânico;
  • Melhore a geração de leads (potenciais clientes);
  • Ganhe reconhecimento no mercado;
  • Evidencie a autoridade sobre o assunto.

Mas, vale lembrar que, em vez de colocar links aleatoriamente, é necessário construir uma rede de links que faça sentido para o usuário. Para que o seu site possa obter um bom posicionamento no Google.

Confira logo abaixo alguns fatores importantes no link building!

1. Domain Authority (DA)

“Domain Authority” significa literalmente “Autoridade de um Domínio”, implicando que é uma referência entre outros domínios (sites) baseados em vários fatores.

Incluindo a qualidade dos links externos, a quantidade de visitantes, conversões, tempo gasto nas páginas, entre outros. Trata-se de uma métrica bem comum em projetos de SEO que é possível medir com o MozBar, um app gratuito da própria empresa que inventou essa métrica.

Ao construir um domínio de alta qualidade, tenham em mente certos pontos, tais como:

  • URLs simples de gravar;
  • Número de visitas e visitantes do website;
  • Imagens otimizadas;
  • Número de links e a sua origem;
  • Eliminar links irrelevantes e que direcionam um usuário para o seu site (a “negação de links”, através de ferramentas específicas);
  • Usar como link páginas de sites concorrentes;
  • Entre outros.

Outro ponto que influencia a Autoridade de Domínio é o SEO on-page, que mostra ao Google como sua página está otimizada para os fatores mais significativos que o buscador considera importante para as pessoas.

Pode ser a clareza e precisão do título, imagens, URLs, subtítulos e até mesmo o próprio texto. Dito de outra forma, para obter autoridade de domínio, é preciso unir conjunto de fatores orgânicos.

Ao observar e identificar de forma correta esses fatores orgânicos, o algoritmo do Google (especificamente, Page Rank), acabará por caracterizar a Autoridade de Domínio de qualquer site, independentemente do seu campo de atuação.

2. Page Authority (PA)

É nada menos que a Autoridade das Páginas de um Site, sua importância dentro e fora do contexto do site e a capacidade que tem de auxiliar na formação de uma Autoridade de Domínio.

O que ocorre é que cada página tem seu próprio conjunto de características (autoridade), o que permite que ela seja vinculada por outros sites. Se uma página for muito segura e confiável, mais provável é que outros sites a usem como ponto de referência dentro de seu próprio domínio, aumentando ainda mais sua autoridade.

Essa Page Authority é determinada por muitos pontos, por exemplo:

  • Compartilhamentos e comentários nas mídias sociais.
  • Respeito ao conteúdo, considerando o tempo gasto na página;
  • Número e relevância dos backlinks.

Entre os pontos que o Google usa como bases para definir a autoridade de uma página estão:

  • Uso correto de palavras-chaves nesses links;
  • A estratégia no posicionamento dos links internos;
  • Conteúdo relevante;
  • Estratégia de links externos;
  • Pouca quantidade de spams;
  • Semântica do texto;
  • etc.

Um ótimo projeto de SEO não apenas abre as portas para um conteúdo rico com determinadas palavras-chaves, assim como também para o significado específico do conteúdo. Que este possa solucionar as dores de um usuário, incluindo o uso de caracteres e frases originais, citações e outros fatores que ainda são relevantes hoje.

Confira: 10 Boas práticas de Marketing para Imobiliárias em 2022

3. Links NoFollow/DoFollow

Os links que apontam para o seu site ou blog proporcionam mais confiança e credibilidade aos seus clientes. Os links dofollow e nofollow são dois tipos de backlinks recomendados em estratégias e esforços de SEO para conteúdo digital.

Como resultado, é fundamental entender a diferença entre links dofollow e nofollow para usá-los a seu favor nos mecanismos de busca. Veja abaixo as seguintes diferenças entre os dois.

Links dofollow

Os links Dofollow são aqueles que, na maioria das vezes, são usados quando uma palavra-chave é adicionada a um link. Isso permite que os mecanismos de pesquisa apontem o conteúdo de volta para seu site ou blog.

Esses links demonstram que o conteúdo do site é confiável e relevante e eles tornam mais fácil para os mecanismos de pesquisa indexar as páginas. Como resultado, ao incluir um link dofollow em sua postagem, você fortalece seu conteúdo e autoridade sobre o assunto.

Links nofollow

Os links nofollow são aqueles que não apontam de volta para seu site. Originalmente criado para prevenir spam, o link nofollow requer modificação HTML como um aviso aos mecanismos de pesquisa de que o link não deve ser considerado para o seu posicionamento no ranking.

Dicas para a prática de links dofollow e nofollow

Alguma confusão pode surgir ao usar links dofollow e nofollow. Siga estas dicas para melhorar ainda mais sua estratégia de link building:

  • Faça uma lista dos links que deseja incluir em suas postagens, levando em conta a relevância e a qualidade do conteúdo que você estará promovendo;
  • Ao associar links que você não deseja direcionar para o site ou blog, como sites de concorrentes, anúncios e conteúdo de baixo valor, use links nofollow;
  • O equilíbrio entre práticas de ranqueamento e fluidez do seu conteúdo deve fazer parte da sua estratégia digital, oferecendo a melhor experiência ao usuário.

Ferramentas para análise de links

Link building: Você Sabe O Que É Gestão De Links Para Imobiliárias?

Um bom link building é determinado pela implementação de um procedimento eficaz para observar as oportunidades de link e contatar os webmasters ou jornalistas para persuadi-los a usar links de seus conteúdos.

Seja ou não possível obter backlinks sem usar quaisquer ferramentas, elas auxiliam a tornar seus esforços mais eficientes. Aqui, reunimos algumas ferramentas que poderão ajudá-lo na análise de links.

Análise de lacunas nos backlinks da SEMrush

Com a ferramenta Lacunas nos Backlinks da SEMrush você poderá fazer uma comparação de seu próprio perfil de link com o de seus concorrentes e encontrar outras oportunidades de criação de links

Basta inserir o seu domínio e até quatro concorrentes e selecionar “Encontrar clientes em potencial”. Você irá ver uma série de oportunidades baseadas em domínios que fazem uso de links para outros sites, mas não os seus.

Google Search (operadores de pesquisa)

Quando o assunto é achar oportunidades de links, uma das principais ferramentas à sua disposição é o Google, que vem com um conjunto útil de funções. Eles são uma ferramenta valiosa para aqueles que atuam na construção de links para achar oportunidades específicas, como:

Alertas do Google

Tratando-se de ferramentas de link building, sempre pensamos nos Alertas do Google. Esta plataforma gratuita é, de fato, uma ferramenta bem eficiente que os profissionais de link building devem conhecer, porque ela auxilia a:

  • Saber quando conteúdos relacionados às suas principais palavras-chave são publicados, o que facilita descobrir sobre os tópicos que são as tendências e novos jornalistas ou blogueiros que você pode entrar em contato;
  • Receber notificações sempre que alguém mencionar você online, ao exibir oportunidades de contato para tentar transformar referências à marca em links;
  • Receber alertas quando seus concorrentes recebem referências online para entender quem falou sobre eles e o motivo (o que pode ajudar bastante).

Leia também: Marketing Imobiliário Nas Redes Sociais: Vale A Pena Investir?

Como planejar novos links e procurar novos parceiros?

Link building: Você Sabe O Que É Gestão De Links Para Imobiliárias?

Construir uma boa estratégia de link building não é tão simples quanto parece. No entanto, algumas técnicas podem ajudá-lo a melhorar o ranking do seu site, e você pode utilizá-las tanto para o seu negócio de imóveis quanto para a venda de outros produtos.

A seguir, você pode conferir algumas dicas para ter uma rede de links forte.

1. Artigos patrocinados em outros sites

A criação de backlinks não é de sua exclusiva responsabilidade, pois outros sites devem considerar seu conteúdo relevante e, como resultado incluí-lo em suas páginas. Com isso, quando você tem parceiros, obter hiperlinks pode ser muito mais fácil.

Por exemplo, no setor de imóveis, você vende imóvel e pode formar uma parceria com um blog desse mesmo setor.

Vale ressaltar que os melhores parceiros são aqueles que têm a confiança do Google. Em outras palavras, aqueles que têm um histórico comprovado no mercado, produzem conteúdo de qualidade e compartilham a mesma área de atuação.

2. Postagens convidadas (guest post)

Um guest post, ou “artigo de convite”, é um conteúdo criado por um especialista na área que não é o proprietário do site ou blog. Dessa forma, além de ter conteúdo de alta qualidade, você também pode construir parcerias ao trocar conteúdos relevantes por links.

Os artigos de convidados também são estratégias eficazes para aumentar a autoridade do seu site. Pois, a opinião de um especialista em certo assunto tem mais peso do que um artigo que não é assinado, por exemplo.

3. Publicação em portais imobiliários

Os Portais imobiliários são uma das ferramentas mais essenciais para divulgar os seus imóveis e, quando aliados a outros canais e melhores práticas de marketing, ganham ainda mais eficiência.

Se você ainda não tem certeza se deve investir em portais imobiliários para divulgar os seus imóveis, saiba que eles são uma boa opção. Na hora de escolher algum portal para investir e anunciar, você deve levar em conta o desempenho dele na sua região e o preço.

4. Conteúdos com estratégias de agregar links

Um dos aspectos mais vitais do link building é a criação de conteúdo relevante, muitas vezes conhecido como marketing de conteúdo. Sendo assim, é preciso dedicar tempo à criação de materiais informativos, criativos e abrangentes sobre um tema.

Por isso, uma dica é utilizar as atividades de marketing digital, que são peças de conteúdo com alto potencial, como infográficos, guias, histórias de sucesso, vídeos, materiais interativos, entre outros, para elevar as chances de compartilhar o seu conteúdo.

No entanto, não importa o conteúdo, é crucial avaliar a qualidade do conteúdo. Pois será o fator mais vital na experiência de navegação positiva do usuário.

Conclusão

Link building: Você Sabe O Que É Gestão De Links Para Imobiliárias?Viu só como um bom link building pode ajudar o seu site a ganhar mais credibilidade e autoridade nos motores de pesquisa do Google? Ao fazer essa estreia de uma forma adequada, é possível aumentar o número de visitas e, como consequência, aumentar o número de negócios fechados!

Por fim, caso este conteúdo tenha sido útil para você, não se esqueça de compartilhá-lo com os seus amigos também!

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Redação Si9 Sistemas

A Si9 Sistemas atua com Tecnologias e Soluções para Imobiliárias, procurando inovação para o setor e contribuindo com conteúdos para agregar valor no dia a dia de nossos clientes. Deixe nos comentários suas dicas e opinião sobre o conteúdo! :D

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