A identidade visual para imobiliária é um dos fatores essenciais para aqueles que desejam atrair e fidelizar novos clientes, além de fortalecer a marca no mercado. Afinal, esse conceito serve não só para construir a marca, como também é crucial para todas as ações que a empresa tomar.
Para entender um pouco mais sobre a importância desse conceito e porque sua imobiliária deve investir, basta continuar com a leitura!
O que é a identidade visual?
Em linhas gerais, a identidade visual é como se fosse a marca de qualquer empresa. Essa é a forma como os clientes poderão identificar a sua imobiliária e não uma outra a quilômetros de distância.
Isso significa que esse conceito se trata de uma marca visual que será atribuída apenas à sua empresa. Além disso, a identidade visual também é formada por diversos elementos que serão responsáveis por fazer essa relação para os clientes.
Entre os elementos, as cores são um dos principais, pois remetem à identificação para que os clientes possam identificar sua imobiliária. A tipografia também é outro elemento que deve ser pensado com cautela, já que uma escolha errada poderá trazer prejuízos ao seu alcance, enquanto a escolha certa irá conversar direto com o cliente.
Por que a identidade visual para imobiliária é importante?
Um dos fatores mais cruciais na hora de fechar um negócio ou conquistar a confiança do cliente é a primeira impressão. Afinal, a identidade visual de uma empresa é o seu cartão de visitas.
É normal que os humanos se recordem de alguma situação que viveram pela primeira vez. Do ponto de vista imobiliária, esse é um fato que não poderia ser mais diferente, embora não seja discutido tanto quanto deveria.
Pois, não é incomum que muitas empresas do setor de imóveis não deem a devida importância para esse ponto. Já outros, preferem pagar o mínimo possível para criar uma identidade visual.
Sem um investimento adequado, a empresa corre mais riscos de realizar ações sem um norte. Até porque, é por meio da identidade visual que a empresa fará estratégias de marketing e todas as ações necessárias para trilhar pelo caminho certo.
É óbvio que apenas uma identidade visual bem-feita e bem planejada não é o suficiente para obter o sucesso. Pois, os imóveis não irão vender apenas porque um cliente gostou do logo de sua empresa.
Porém, dentro de um processo e funil de vendas, não há dúvidas de que um dos critérios de decisão de negócio, é a marca da empresa. Como você já sabe, o cartão de visitas da imobiliária precisa ser bem pensado e isso não quer dizer o cartão literalmente, mas de modo geral.
Benefícios de uma identidade visual
No setor de imóveis, ter uma identidade visual pode ser um fator que irá determinar o sucesso ou fracasso de sua imobiliária nesse mercado cheio de concorrentes. Sendo assim, confira logo abaixo alguns dos principais benefícios!
1. Quem não é visto não é lembrado
É bem provável que você já tenha ouvido aquele velho e famoso ditado: a primeira impressão é a que fica. De fato, se for analisar esse conceito em uma imobiliária, irá perceber o impacto que a frase tem, assim como para qualquer outra empresa.
Como dito antes, todas as pessoas, sempre guardam suas primeiras impressões ao vivenciar uma situação pela primeira vez. Com uma identidade visual, sua imobiliária tem mais chances de causar uma boa primeira impressão aos clientes, que se lembrarão dela de forma positiva.
2. Fortalece a sua marca
Imagine que a sua imobiliária esteja ficando mais famosa e conhecida, com clientes recomendando-a para outras pessoas. Caso não tenha uma identidade visual com um logo próprio e cores, será mais difícil para que as pessoas saibam com quem estão falando.
Por outro lado, com uma identidade visual clara e bem definida, a marca da sua empresa é fortalecida no mercado.
3. Redução do risco de insolvência
Uma imobiliária, ainda mais de pequeno e médio porte, vê de forma constante o risco de insolvência diante do baixo volume de vendas, que é algo natural. Porém, com uma identidade visual, é possível obter mais autoridade e preferência dos clientes, o que amortece esse impacto das variações externas.
4. Fidelização do cliente
Fidelizar clientes pode ser visto de uma maneira distinta nesse mercado de imóveis, tendo em vista que diversas vendas no setor são únicas para cada cliente. Nesse caso, um cliente fiel e satisfeito ainda poderá indicar sua empresa para outras pessoas.
5. Comunicação otimizada
No mercado de imóveis, não há dúvidas de que a comunicação otimizada é crucial. Para aqueles que investem em uma identidade visual, então é possível notar uma otimização na abordagem em diversos canais, fazendo com que a comunicação seja mais eficiente, além de agilizar as vendas.
6. Fixar sua marca na mente das pessoas
Quando sua marca passa a ter uma característica própria, com formas, cores, fonte da letra e uma logo própria, fica muito mais fácil para o cliente se lembrar de sua imobiliária e identificá-la.
7. Aumentar as vendas
Caso os benefícios anteriores ainda não tenham sido o bastante para você investir em uma identidade visual para a sua imobiliária, então saiba que, esse investimento ajuda a aumentar as suas vendas e, como consequência, ganhar mais dinheiro.
Diferença entre Identidade visual e branding
É válido ressaltar que identidade visual e branding, por mais que andem lado a lado, não são a mesma coisa. Como dito antes, a identidade visual trata-se de uma série de gráficos que ajudam a construir uma personalidade para a empresa.
Já o branding é um conceito ligado a posições de estratégia e gestão da marca. De modo geral, é um conjunto de ações que servem para encantar e fidelizar os clientes.
Conclusão
Como você pôde ver neste conteúdo, uma identidade visual é um dos fatores decisivos para uma imobiliária, pois é a partir deste ponto que o seu negócio poderá trilhar um caminho de sucesso ou fracasso.
E você, o que achou deste conteúdo? Já sabia sobre? Qual sua opinião a respeito? Não esqueça de deixar um comentário e compartilhar com os amigos!
Leia mais: