Um cliente perder o interesse no imóvel não é algo raro e pode ocorrer por diversos motivos diferentes. Para a sua imobiliária, significa a perda da chance de fechar um contrato, seja de aluguel ou compra.
Por isso mesmo é vital ficar atento aos motivos que podem fazer um cliente desistir da transação. Ficou interessado? Continue a leitura para descobrir quais são esses motivos!
O que faz o cliente perder o interesse no imóvel?
Você tem a sensação de que está perdendo clientes todos os dias, mas não sabe ao certo o por quê?
Essa é uma das grandes preocupações que alguns corretores de imóveis enfrentam diariamente. Saber quais fatores levam à suspensão ou rescisão dos serviços pode ajudá-lo a salvar seu emprego e seus negócios.
Confira logo abaixo alguns motivos que podem estar levando o cliente a perder o interesse no imóvel!
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O valor do imóvel não atende às expectativas
Mesmo que um potencial comprador esteja interessado em uma casa ou apartamento, ele hesita em fazer uma compra se o preço do imóvel for muito mais alto do que ele considera razoável.
Seu cliente deve ter certeza de que está fazendo uma transação bem-sucedida. Caso contrário, a venda falhará.
Cabe ao corretor demonstrar ao cliente porque o imóvel está precificado naquele patamar. Por meio de justificativas como localização privilegiada – e apresentar os fatores que tornam o imóvel um bom investimento – por exemplo, a região está se desenvolvendo e vai aumentar o valor nos próximos anos.
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Falta de comunicação com o cliente
A falta de comunicação clara e pontos de contato com os clientes pode fazer com que sua empresa perca chances de negócios. É necessário ter mais de um meio de comunicação para construir um relacionamento sólido com o cliente.
E também é crucial lembrar que quem se interessa pelos serviços da sua empresa não deve ter nenhum obstáculo para entrar em contato com você.
Com isso, ao visitar o site ou as contas de mídia social de sua imobiliária, o visitante deverá encontrar de modo fácil todos os dados como seu número de WhatsApp e endereço de e-mail.
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O cliente tem dúvidas sobre a localização
O imóvel tem o número adequado de quartos, as garagens estão de acordo com as expectativas do cliente e o preço está dentro do orçamento. No entanto, se o local não for o que o potencial comprador está procurando, ele pode optar por não concluir a transação.
É vital ter em mente que a localização é um fator crítico na compra e venda de imóveis. Com isso, quando um corretor percebe que esse é um fator que causa dúvidas entre seus clientes, é hora de reavaliar o atendimento.
Você entende o que o potencial comprador está dizendo? É capaz de identificar suas verdadeiras necessidades (como a localização ideal)? As propriedades em exibição são realmente as melhores para esse cliente em particular?
Fique por dentro: Como Alavancar Suas Vendas De Imóveis? Descubra Agora!
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Demora para responder o cliente
Muitos clientes podem decidir não concluir uma compra ou assinar um contrato de aluguel se não receberem a atenção necessária. Como resultado, é fundamental prestar atenção à organização e automação de tarefas para que sua imobiliária seja lembrada por sua capacidade de responder com eficiência e agilidade.
Algumas ferramentas podem auxiliar no dia-a-dia para que agilize o atendimento ao cliente. Entre esses recursos estão os softwares de integração com WhatsApp, Chat e Facebook, que podem ajudar sua equipe a poupar mais tempo e energia.
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Há outro imóvel sendo negociado com a concorrência
Também é possível que seu cliente esteja procurando imóveis com outro corretor de imóveis. Se as propriedades mostradas da concorrência forem mais atraentes, as chances são de que ele se recuse a fazer negócios com você.
Para evitar isso, é necessário focar nos imóveis apresentados ao potencial comprador. Saber o que o cliente exige é crucial mais uma vez.
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Venda do produto errado
Outro erro comum que pode prejudicar o sucesso do seu negócio, é vender o produto errado para o cliente errado. Isso pode ocorrer quando um vendedor oferece um imóvel que não se encaixa no perfil do comprador.
Como resultado, é crucial que os corretores tenham um conhecimento profundo dos produtos do catálogo, bem como dos dados do cliente.
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O corretor não passa segurança
Se o corretor não transmitir segurança, é compreensível que o cliente sinta receio de fazer um mau negócio e não conclua a transação. Por isso, um atendimento claro é essencial para evitar que o potencial comprador abandone o imóvel.
Responda a todas as perguntas e nunca tente enrolar os seus clientes. É preferível perder uma venda do que sua reputação no mercado.
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Funil de vendas desorganizado
Um funil de vendas mal feito pode afastar um cliente em potencial e complicar o trabalho das equipes de atendimento ao cliente e marketing da empresa. Para o desenvolvimento de estratégias mais assertivas, todas as ações conduzidas por funil devem ser registradas e organizadas.
Por outro lado, quando a jornada de um cliente em potencial é bem definida em um programa de Customer Relationship Management (CRM), as tarefas da equipe tornam-se menos repetitivas e o desempenho do time melhora.
Como resultado, o processo de vendas se torna mais previsível e eficiente.
Confira também: Treinamento De Vendas De Imóveis: Como Treinar Corretores?
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Estresse
No decorrer do seu dia, podem acontecer eventos inesperados que lhe causam estresse. Se você não sabe lidar com o estresse e ainda acaba descontando em seu cliente, peça para ele encontrar outro profissional.
Você não pode misturar as coisas; se algo aconteceu ao longo do seu dia que o deixou estressado, limpe sua mente, beba um pouco de água gelada, ouça uma música para descontrair e esteja pronto para oferecer o melhor serviço aos seus clientes com profissionalismo.
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Ser o dono da verdade
Ser o dono da verdade é uma das piores coisas que você pode fazer quando está em contato com seu cliente, seja para um atendimento ou para fechar um negócio.
Essa atitude pode dar a impressão ao cliente de que você é uma pessoa arrogante que gosta de impor coisas aos outros e que não dá a menor importância aos seus desejos, necessidades e objetivos.
Em alguns casos, você terá razão enquanto o cliente não, mas não exagere. Em vez de impor algo, tente mostrar o seu ponto de vista, demonstrando que seu desejo é fazer o melhor trabalho possível e que existem outras opções e alternativas mais adequadas aos desejos e necessidades dele.
Conclusão
Como você pôde ver neste conteúdo, há uma série de motivos que podem levar o seu cliente a perder interesse no imóvel! Fique atento a estes erros mais comuns para tentar evitá-los e conseguir concluir um negócio!
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