Alternativas Para A Desburocratização Do Processo De Locação?

Alternativas Para A Desburocratização Do Processo De Locação?

Ter um processo com etapas bem definidas sempre é bom visto sua importância, vamos ver aqui algumas alternativas para facilitar os meios e processos de locação.


O processo de locação de um imóvel é algo que demanda muito cuidado. Isso porque diversas questões precisam passar por uma análise antes que se chegue a uma conclusão efetiva.

Sendo assim, acaba sendo vital ter o auxílio de uma imobiliária qualificada e com expertise em aluguel.

Dessa forma, ambos os lados, tanto do inquilino, quanto do proprietário, terão o apoio necessário até que o negócio seja efetuado.

Esses processos são muito burocráticos e apresentam muitas questões jurídicas, sendo assim, a presença de uma imobiliária é fundamental para este tipo de ação.

Se você quer saber um pouco mais sobre como funciona, então continue lendo este artigo.

Tudo Sobre Processo De Locação

Tudo Sobre Processo De LocaçãoUm dos maiores desafios dos corretores imobiliários é ter mais agilidade ao realizar um processo de locação.

Isso porque essa etapa é muito burocrática e, por causa disso, muitas vezes essa burocracia acaba atrapalhando as negociações.

O problema fica ainda maior quando o futuro proprietário já achou o imóvel desejado, mas acaba dando de cara com vários problemas.

Há algum tempo atrás, o mercado imobiliário não andava muito bem. Hoje a procura por imóveis vem aquecendo, e muitas pessoas estão procurando por um novo lar.

No entanto, esse processo é muito dificultado por não apresentar a estratégia ideal para contornar sua burocratização.

E isso ainda piora se as empresas imobiliárias atuam de modo tradicional.

Modelo tradicional vs Modelo digital

O cliente que está à procura de um imóvel precisa saber as principais informações como:

  • Preços;
  • Localização;
  • Segurança;
  • Quantidade de cômodos;
  • Restrições;
  • Vagas de garagem;
  • Entre outras coisas de interesse do proprietário;

É fundamental que um corretor saiba tudo isso, para agilizar ao máximo seu trabalho.

Sendo assim, ao adotar meios específicos para ajudar a otimizar esse trabalho, o corretor acaba apresentando muito mais qualidade em relação a prospecção, interação e fidelização de clientes.

A adesão automática nesse caso auxilia bastante a:

  • Acelerar a gestão;
  • Poupar tempo;
  • E fazer com que todos os processos acabem sendo mais modernos.

Desse modo, os custos operacionais são reduzidos e o relacionamento com o cliente fidelizado e também com clientes em potencial é aperfeiçoado.

O modelo de processo digital apresenta inúmeras vantagens se comparado com o modelo tradicional.

A principal é a rapidez com que as coisas são feitas, junto com a segurança e a precisão de resposta.

Sendo assim, o ganho de tempo é o que mais tem destaque no modelo digital, fazendo com que todos os processos tenham menos etapas.

Os processos envolvem diversas partes essenciais para ter garantias de uma locação segura, isso que reflete diretamente na redução de inadimplência em locações imobiliárias desde uma análise de crédito instantânea ou até mesmo a assinatura eletrônica do contrato.

Para que sua imobiliária se mantenha à frente do mercado e se destaque nesses processos, há algumas opções que você pode adotar, como:

Usar a tecnologia

Hoje em dia, como tudo tem uma solução digital, a chave para a desburocratização do processo de locação pode ser encontrada junto à tecnologia.

Isso porque o uso de recursos digitais faz com que todas as etapas, em todas as áreas, acabem sendo otimizadas.

Portanto, acabam por trazer soluções mais eficientes que tornam não só os processos internos mais rápidos, como também deixam o diálogo com o cliente muito mais claro e fluido.

Quando se trata de locação, os trâmites que cercam esses processos acabam sendo muito lentos. E, por consequência, quanto mais lento, menor são as chances de o contrato ser fechado.

Então, para que tudo saia de acordo com o esperado, é vital ter o apoio de softwares de gestão e de processos imobiliários.

Tenha uma gestão de risco mais flexível para o processo de locação

Um fator que define muito o processo de locação e faz com que ele seja mais burocrático é o risco de crédito.

Sempre é prudente que você conte com uma gestão de risco, mas hoje em dia há opções mais seguras que garantem a confiança do contrato.

Dessa forma ninguém sai afetado e a relação com o cliente não fica abalada.

Então, você pode solucionar e flexibilizar esses riscos com uma análise de crédito.

Outra medida que vem tendo espaço é utilizar o cartão de crédito como uma garantia de pagamento.

Essa medida algumas vezes dispensa a necessidade de um fiador. E a partir da análise das faturas de crédito, a imobiliária consegue concluir a locação.

Tenha contratos eficazes

A gestão de contrato precisa ter um bom progresso caso você queira efetivá-la de modo simples.

Por lidar com uma gama de clientes diversos e, por muitos tipos de serviços acabarem sendo prestados, a gestão pode acabar sendo mal feita em muitos casos.

Muitas vezes, a burocracia no processo de locação acontece pela má organização da empresa, que não entende o que se deve ou não solicita ao cliente.

Como resultado, ele não consegue gerenciar todos os contratos, tornando o processo lento e sujeito a falhas.

É possível contornar esses problemas através da inserção da tecnologia em sua empresa, e da organização de rotinas.

Buscar sempre por soluções digitais que facilitem e inovem os seus processos é muito importante para que tudo corra melhor.

Desafie-se no processo de locação através de especialização

É muito necessário que cada vez mais a empresa se especialize na prestação de serviços imobiliários.

Esse é um fator importante para sempre se manter em crescimento e em um ritmo de otimização acelerado.

Por isso, integrar serviços é fundamental para fazer com que todos os processos aconteçam de modo simplificado, para que sejam feitos com excelência e de modo seguro.

Tudo isso aprimora a prestação de serviços e amplia o escopo do mercado imobiliário, tornando tudo consistente com as novas tendências de mercado.

Claro que com isso você vai conseguir desburocratizar o aluguel de imóveis e qualquer outro serviço que a empresa preste ao cliente.

Conclusão

Por fim, vimos algumas medidas para diminuir a burocracia no processo de locação, e chegamos à conclusão de que a maioria desses processos podem ter redução através do uso das tecnologias.

Portanto, é vital entender que, para que uma imobiliária tenha crescimento, é necessário que ela faça uso de softwares que vão ajudar a tornar os processos de cada setor o menos burocrático possível.

O que acha sobre o uso das tecnologias no ramo imobiliário? Nos conte aqui nos comentários e compartilhe este artigo.

Redação Si9 Sistemas

A Si9 Sistemas atua com Tecnologias e Soluções para Imobiliárias, procurando inovação para o setor e contribuindo com conteúdos para agregar valor no dia a dia de nossos clientes. Deixe nos comentários suas dicas e opinião sobre o conteúdo! :D

Deixe seu Comentário