fbpx
O código de ética dos Corretores de Imóveis é essencial para a coerência e ética profissional, neste artigo você conhecerá alguns dos principais princípios.

Código de ética do Corretor de Imóveis: Quais são os princípios

O código de ética dos Corretores de Imóveis é essencial para a coerência e ética profissional, neste artigo você conhecerá alguns dos principais princípios

Você já ouviu falar sobre o código de ética do corretor de imóveis?

Como em todas as profissões, existem alguns princípios referidos como os famosos códigos de ética. Esses princípios têm como objetivo orientar os profissionais de forma correta e adequada à sua função.

Assim sendo, além de possuir uma formação profissional, é fundamental conhecer sobre o código ético da área e quais são os seus princípios para que o indivíduo possa exercer sua profissão com integridade e competência.

Caso tenha interesse em saber sobre o assunto, continue lendo esse conteúdo!

O que é o código de ética do corretor de imóveis? 

A palavra “ética” vem do grego “ethos” e significa caráter. Assim sendo, a ética é considerada como um conjunto de valores morais e princípios que orientam o comportamento humano perante a sociedade.

Apesar de existir pessoas que discordam de tais valores, eles são o que separa o certo do errado, embora muitas vezes possa parecer que há uma linha tênue entre ambos.

No entanto, a ética é necessária para manter o equilíbrio em nossa vida tanto pessoal quanto profissional, e é por esse motivo que todas as profissões possuem os seus próprios códigos de ética.

Desse modo, no mercado imobiliário não poderia ser diferente. Todos os profissionais da área devem seguir obrigatoriamente O Código de Ética dos Corretores de Imóveis.

Os principais pontos do código de ética do corretor de imóveis 

Todas as regras que compõem o código de ética do corretor de imóveis, foram criadas para garantir que o profissional tenha uma conduta honesta e objetiva dentro de sua função, além também, do Código Civil e do Código de Defesa do Consumidor que estão fortemente integrados à profissão.

Confira a seguir alguns dos principais artigos que compõem o código de ética dos corretores e como abordam o comportamento adequado que deve ser utilizado no mercado imobiliário:

Artigos II e III

Ambos artigos referem-se principalmente a conduta e deveres do corretor dentro de sua profissão. Basicamente, o profissional deve buscar sempre exercer a sua função com honestidade, integridade e cordialidade. Assim sendo, o corretor deve:

  • Manter contato com o Conselho regional ao qual for filiado;
  • Jamais cometer atos desonestos, que vai contra o código de ética e comprometam sua dignidade, tampouco permitir que os colegas de profissão atuem dessa forma;
  • Sempre agir de forma ética, honesta e leal;
  • Tratar os colegas de profissão com cordialidade e respeito;
  • Exercer sua profissão com zelo e discrição;
  • Buscar o constante aprimoramento e crescimento profissional.

Artigo IV

De acordo com esse artigo sobre o corretor e cliente, o corretor deve possuir total conhecimento a respeito dos negócios que intermediar.

Além disso, o artigo proíbe a participação do corretor em quaisquer negociações que sejam ilegais e imorais.

Assim como também, o corretor jamais deve ocultar qualquer tipo de informação dos clientes a respeito de seus negócios, até mesmo sobre riscos e eventualidades que comprometam a negociação.

Artigo VI

O artigo VI aborda as proibições atribuídas ao corretor de imóveis. Veja quais são algumas delas:

  • Assumir tarefas para os quais não esteja inteiramente preparado;
  • Desviar clientes de outro corretor;
  • Abandonar os negócios aos seus cuidados, sem aviso prévio ou justificativa plausível;
  • Participar de atividades ilegais de transações imobiliárias;
  • Obter lucros desonestos;
  • Praticar atos desleais de concorrência com os colegas;
  • Utilizar de sua posição para obter vantagens pessoais.

Conclusão

Em suma, ser um corretor de imóveis pode não ser uma tarefa muito simples como algumas pessoas imaginam que seja.

Para exercer essa função, é preciso seguir o código de ética do corretor de imóveis, onde o profissional deve agir sempre com honestidade e prudência, tanto em relação aos clientes quanto aos colegas de trabalho.

Assim sendo, seguir o código de ética é imprescindível para atuar de forma correta e, consequentemente, se destacar na área e ganhar a confiança dos clientes.

Gostou do conteúdo? Possui alguma dúvida? Então deixe o seu comentário!

 

Tags: 

Gestão Imobiliária

Redação Si9 Sistemas

A Si9 Sistemas atua com Tecnologias e Soluções para Imobiliárias, procurando inovação para o setor e contribuindo com conteúdos para agregar valor no dia a dia de nossos clientes. Deixe nos comentários suas dicas e opinião sobre o conteúdo! :D

Deixe seu Comentário