fbpx
Precauções E Segurança Jurídica Nas Negociações Imobiliárias

Precauções E Segurança Jurídica Nas Negociações Imobiliárias

Em negociações imobiliárias sabemos que é vital garantir os direitos aos envolvidos, e nada melhor que uma assessoria jurídica adequada.

As negociações imobiliárias lidam com muitos fatores em seu curso, e, por causa disso, muitas vezes acabam se tornando uma dor de cabeça para os envolvidos.

E muitos dos impasses que causam essa dor de cabeça, poderiam ser resolvidos com o apoio de uma boa assessoria jurídica.

Mas o que acontece quando se trata de imóveis é que muitas imobiliárias e corretores acabam não dando essa assistência a seus clientes.

A assessoria serve para que, tanto as imobiliárias, quanto os corretores, possam se resguardar aos deveres e também para que os clientes tenham mais segurança em relação à negociação que estão fazendo.

Confira abaixo algumas vantagens da assessoria.

Segurança Jurídica Nas Negociações Imobiliárias

Com o mercado imobiliário crescendo e tendo seu realce, a assessoria jurídica nas negociações imobiliárias se tornou vital para trazer mais segurança às transações.

Isso faz com que o desgaste e os prejuízos que possam decorrer dessas negociações sejam evitados.

Toda tentativa de algo vai envolver um risco, no entanto, quando se trata de compra de um imóvel, é vital que se conheça a fundo as questões legais que se ligam a transação, ao comprador e a documentação.

Sendo assim, a assessoria jurídica atua como uma ação preventiva que atua em vários canais.

Em geral, ela começa sempre pelo estudo do documento do imóvel, passa para a análise se existe ou não débitos, e por último termina com o estudo da situação financeira e jurídica do bem e dos vendedores, ou locatário.

Vários fatores estão sujeitos a riscos, como:

  • Construções em áreas protegidas;
  • limitações urbanas;
  • Insegurança do patrimônio;

Enfim, toda e qualquer demanda insolvente.

Então, para que você saiba como a assessoria pode ser útil nas negociações imobiliárias, separamos abaixo algumas vantagens.

Contratos de qualidade

Quando um contrato é feito com boa qualidade, ele já se torna um ponto de partida para que você faça uma negociação segura.

Os contratos de locação em geral são complexos e exigem atenção. Portanto, pegar qualquer modelo de contrato disponível na internet é um tanto quanto arriscado.

Isso porque esse tipo de contrato pode não entregar as garantias necessárias que os clientes precisam e também acaba não protegendo os interesses da imobiliária e dos corretores.

Quando uma imobiliária conta com a assessoria jurídica em suas negociações, ela pode ter o apoio de contratos mais avançados que atendem todas as suas necessidades.

Além disso, esse contrato pode ter atualizações de acordo com as tendências imobiliárias e de mercado.

Diminuir riscos

É muito importante ressaltar que todo negócio tem um certo risco. Mas, se tratando de imóveis, a cautela deve ser dupla.

Ter uma norma para avaliar os riscos jurídicos dos negócios, e contar com um apoio caso precise de uma avaliação técnica para atestar o sucesso das transações imobiliárias é muito importante.

Muita coisa pode oferecer risco ao obter um imóvel, por isso ter um apoio jurídico é vital para eliminar ou diminuir esses riscos.

Suporte jurídico para pontos complexos

Ainda que um contrato padrão consiga suprir os pontos para celebrar negociações imobiliárias corriqueiras, existem situações mais complexas que pedem soluções mais avançadas e pensadas para aquele caso.

E isso são coisas que podem fugir da área de noção de imobiliárias e corretores.

Portanto, o papel da assessoria é observar os pontos de casos mais complexos e trazer uma solução que aprove todo o negócio, para que as partes envolvidas possam ter segurança.

Para o cliente, esse apoio também é bom. Isso porque ele terá respaldo ao seu lado. Sendo assim, problemas futuros conseguem ser evitados.

Suporte técnico para o cliente 

Ter pessoas aptas no ramo jurídico imobiliário ajuda no processo de checar a aprovação de negócios. E ainda, entrega ao cliente o que ele precisa saber sobre os riscos que envolvem as negociações juridicamente.

Então, uma análise de risco é feita, e assim, demarca os problemas que ambos podem ter caso o cuidado necessário não seja tomado.

A clareza é vital para manter o crédito do seu negócio e então fidelizar os clientes.

Faça uma boa escolha de profissionais

Para contar com apoio e um bom suporte de qualidade, é crucial saber escolher quem saiba atuar nesse ramo.

Sendo assim, para dar todo o suporte necessário para suas negociações imobiliárias, ter uma empresa que preste o serviço de assessoria jurídica é vital para que tudo flua bem.

Portanto, ao ter seu apoio, sua empresa e seus clientes passam a ter maior segurança em suas transações.

Então, com um sistema diferente de atendimento, por meio de normas, a empresa garante as ações necessárias para prevenir sobre os riscos das negociações.

Assim, tudo referente a:

  • Prevenção administrativa;
  • Análise de situação;
  • Dados inerentes ao vendedor;
  • Condição do imóvel;
  • Certidão negativa;

Entre outros pontos que valem a atenção na hora de se fazer negócio, passam pela avaliação da empresa.

Tudo isso de maneira direta, clara e profissional.

Visto que as recentes revisões da lei apontam que, tanto quem compra como quem vende, devem se manter atentos à legislação.

E isso é para que o negócio não tenha que passar pelo judiciário.

Sendo assim, a assessoria jurídica pode ter ação preventiva já no início dos negócios.

Isso permite que se tenha mais clareza nas ações e também segurança para ambas as partes.

Conclusão

Por fim, pudemos ver então o quão necessário é um apoio jurídico para quando negociações imobiliárias acontecerem.

Por meio dele, é possível ter o caução e a certeza de que todos os meios terão a supervisão necessária.

Portanto, todas as documentações como:

  • Certidões;
  • Documentos pessoais;
  • Documento do imóvel;
  • Proteção de crédito;

Entre outros fatores, será encargo da empresa avaliar e analisar cada ponto com critério.

E ai, você acha que vale a pena ter uma assistência em suas negociações? Nos conte aqui nos comentários.

Redação Si9 Sistemas

A Si9 Sistemas atua com Tecnologias e Soluções para Imobiliárias, procurando inovação para o setor e contribuindo com conteúdos para agregar valor no dia a dia de nossos clientes. Deixe nos comentários suas dicas e opinião sobre o conteúdo! :D

Deixe seu Comentário