As 11 Ferramentas De E-mail Marketing Que Você Precisa Conhecer!

Mais Praticidade Para Sua Gestão De Locação De Imóveis

As melhores dicas e soluções para você ter uma excelente gestão no processo de locação de imóveis, obtenha controle sobre sua imobiliária


Fazer a gestão de locação de imóveis pode ser um trabalho difícil caso o corretor não saiba como fazê-lo da melhor forma. Afinal, atuar na área dos imóveis requer atenção e saber como gerenciar todos esses processos da área.

Isso porque, essas atividades tendem a ser repetitivas, uma vez que as tarefas são quase que diárias. Ou seja, como um corretor precisa lidar com várias funções ao mesmo tempo, não é raro que tenha problemas na gestão de aluguéis.

A boa notícia é que há como tornar essa gestão mais simples e prática. Ficou curioso para saber como? Então basta continuar lendo esse conteúdo para conhecer algumas dicas!

Gestão de locação de imóveis

Gestão De Locação De Imóveis: A Melhor Maneira De Gerenciar AluguéisA gestão de locação de imóveis, como dito acima, é uma tarefa do dia a dia de um corretor de imóveis. Mas, afinal, o que isso significa? De forma básica, a gestão significa o processo de gerenciar, organizar, planejar e tomar decisões.

Quando o assunto é sobre a gestão de aluguéis, é essencial entender esse termo e como funciona. Pois, esse processo em si, não é tão fácil como a maioria das pessoas tendem a achar.

Isso porque, vender ou alugar um imóvel, não consiste apenas em uma atividade. Um erro que muitos corretores cometem é pensar que sim, quando, na verdade, é a realização de um sonho para o cliente.

Sendo assim, a gestão de aluguéis é uma tarefa na qual inclui muitas etapas, que vão desde a prospecção e o auxílio ao proprietário à disponibilização para locação. Além de ser preciso preparar os contratos, separar os problemas do dia a dia e ações de despejos.

Ou seja, são muitas as etapas que um corretor deve fazer nesse processo da gestão de imóveis. O corretor passa a ter contato com o dono do imóvel a partir do momento em que o mesmo deseja vender o imóvel.

Dessa forma, o imóvel precisa passar por vistorias, ser divulgado, fazer o contrato, documentos, etc. Assim como também, o corretor fará o papel de mediador entre a relação do dono e inquilino.

Ou seja, é preciso que todas as funções de gestão estejam presentes no contrato de prestação de serviço. Esse documento, aliás, serve para garantir os seus direitos como corretor e evitar problemas no futuro.

Por que é tão importante se preocupar com a gestão de aluguéis?

Não há dúvidas de que os hábitos do consumidor mudaram bastante durante esses últimos anos. Com isso, vários segmentos viram a necessidade de se adaptar e fazer melhorias em seus serviços, para atender as demandas dos clientes.

Diante desse cenário, o setor de imóveis também precisa adequar-se aos novos hábitos e tendências do mercado. A Internet, por exemplo,é uma grande aliada para facilitar a gestão dessa área.

Ao usar os recursos certos, é possível que os candidatos a inquilinos possam fazer o aluguel de um imóvel, sem ter que sair de casa. Afinal, o setor de imóveis por si só já é muito burocrático, e na maioria das vezes, toda essa burocracia pode atrapalhar mais do que ajudar, pois, muitas pessoas não dispõem de tempo o bastante para seguir todas as etapas de negociação.

No entanto, para que esse seja um negócio que gera lucros para a empresa, é preciso ser organizado e ter dedicação. Até pouco tempo, a gestão de aluguéis não era tão frequente, por ser uma área muito complexa e cheia de problemas.

Mas, graças às inovações da tecnologia, hoje em dia há muitas formas seguras e mais eficientes de alugar um imóvel. Com isso, reduz todas as etapas mais complexas que geram dores de cabeça não só para o interessado, mas como também para a empresa.

Para lidar com essa gestão, é preciso que a empresa tenha onde guardar todos os documentos. Além de ter um número maior de profissionais para lidar com esses processos.

Com isso, há maiores chances de perder alguma informação importante, devido a falta de organização, entre outros fatores. No entanto, esse tipo de problema pode ser resolvido de forma fácil, com algumas dicas.

Conheça os benefícios da gestão de locação de imóveis

Gestão De Locação De ImóveisEmbora apresente uma série de desafios, trabalhar com a gestão de locação de imóveis também pode garantir alguns benefícios para o corretor, como por exemplo:

Estabilidade profissional

A estabilidade profissional é um dos principais benefícios que se pode obter nesse caso. Mas, para isso, é preciso comprometer-se com suas atividades na área, para ganhar uma grande cartela de clientes.

Ganho financeiro

Além da estabilidade em sua profissão, também é possível conquistar uma maior estabilidade financeira. Isso porque, você irá faturar a cada mês, por ser um trabalho recorrente.

Porém, vale ressaltar que para obter um bom lucro, é preciso ter uma grande cartela de clientes. Tendo em vista que a porcentagem obtida no aluguel não é muito alta.

Influência no mercado imobiliário

É possível obter uma maior influência dentro do setores de imóveis, assim você terá mais contato e expandirá sua cartela de clientes. Já que há chances de um cliente indicar o seu serviço para outro e assim por diante.

Processos automatizados

Os processos podem ser rotativos, onde, de acordo com o tamanho da empresa, outros setores irão realizar essas funções. Assim fica mais fácil, pois os profissionais são capacitados em suas funções.

Dicas para melhorar a gestão de locação de imóveis

Gestão De Locação De Imóveis:Como você pôde ver, a gestão de aluguéis requer processos frequentes, como por exemplo, pagar boletos pelo locatário, repassar o aluguel para o dono e também calcular e reter a taxa de administração, entre outras tarefas.

Quando esses processos são feitos de forma manual, deve-se ter mais cuidado e atenção, além de, em alguns casos, é preciso uma equipe maior para lidar com tudo.

De forma resumida, a gestão de aluguéis trata-se de manter ambas as partes satisfeitas, para que o tempo do imóvel alugado seja prolongado. Assim é possível fidelizar tanto o dono quanto o locatário.

Sendo assim, para ajudá-lo a obter uma melhor gestão de locação de imóveis, confira logo abaixo algumas dicas que podem ser úteis durante esse processo!

  1. Controle as contas que você paga para seus clientes:

Não é incomum que a própria imobiliária faça o pagamento de certas contas do imóvel, como, por exemplo, o IPTU e então descobre os rendimentos. Caso não seja feito de forma adequada, às vezes essas contas passam sem serem notadas.

Por isso, é importante gerenciar todos os recursos financeiros que entram e saem, para saber quais são os impostos gerados pelo imóvel. Assim como também é preciso saber quais serão pagos pelo dono e quais o inquilino irá pagar.

Caso tenha alguma taxa de condomínio, também é preciso ficar atento quanto ao seu pagamento. Geralmente, a maioria desses impostos são pagos pelo inquilino, então é preciso lembrá-lo para realizar o pagamento do que é devido.

Lembre-o com antecedência, usando e-mail, carta ou até mesmo por mensagem através do WhatsApp, caso tenha um maior contato com o cliente.

  1. Fique atento à movimentação financeira:

Uma empresa que faz a gestão de aluguéis de imóveis tem seu retorno por volta de 10% do valor da locação. Contudo, o locatário faz o depósito do valor integral do aluguel e cabe a imobiliária fazer o repasse ao dono do imóvel.

A atenção deve ser redobrada quanto ao total do dinheiro que entra na empresa para calcular qual a receita de fato. Assim é possível repassar o pagamento do dono e ter um controle maior sobre a taxa que pertence a empresa.

  1. Organização:

Ser organizado é uma parte importante para garantir bons resultados na gestão de aluguéis. Como você já sabe, são muitos processos e funções para fazer, então uma boa ideia é contar com um sistema próprio para imobiliárias.

Assim é possível fazer essa gestão com maior segurança e de forma completa para que nada fique de fora. Uma gestão organizada já é um grande passo para realizar um bom serviço, pois a gestão de aluguéis exige realizar uma série de funções, tais como:

  • Emissão e reemissão de boletos e/ou recibos de pagamento;
  • Cobrança dos valores;
  • Pagamentos de taxas referente ao imóvel;
  • Repasse dos valores ao proprietário;
  • Gerenciamento de seguros;
  • Atendimento de inquilino e possíveis visitas ao imóvel mesmo após a locação;
  • Emissão de nota fiscal;
  • Acompanhamento de reajustes e modificações em contrato;
  • DIMOB (Declaração de Informações sobre Atividades Imobiliárias);
  • Etc.

Em suma, quando o corretor não tem um controle sobre todas as suas funções, poderá ficar perdido na gestão e acabará tendo que lidar com problemas.

  1. Software de gestão financeira:

Como você já sabe, a tecnologia tornou-se uma das maiores aliadas do setor de imóveis. Um bom software de gestão é capaz de atingir melhores resultados com a gestão de aluguéis.

Isso porque, esse tipo de ferramenta é capaz de organizar as tarefas e automatizar diversos processos da gestão tornando mais simples e prático. Assim é possível economizar mais tempo para dedicar-se a outras tarefas importantes.

O software consegue manter todas as informações retidas em um único local, assim torna-se mais fácil de encontrar qualquer documento.

  1. Estabeleça datas fixas com os inquilinos:

É essencial que o inquilino tenha um dia definido para pagar o aluguel. Caso o pagamento seja feito com atraso, então é preciso que ele saiba que terá que pagar com juros.

No caso de uma imobiliária que tenha uma série de contratos de aluguéis para gerir, uma dica para manter tudo em ordem, é estabelecer um data padrão para todos os aluguéis, assim fica mais fácil e organizado o fluxo de caixa.

  1. Fluxo do caixa:

Quando não há um bom controle financeiro do fluxo de caixa, é provável que isso cause uma maior desestabilização para a empresa. Por isso, para evitar qualquer tipo de problema, é preciso estar atento quanto a esse ponto.

Pois, é essencial receber o valor na data certa e também saber como usá-lo de modo adequado. Portanto, não esqueça de ter controle sobre todas as entradas e saídas de dinheiro.

Assim como também, é preciso lembrar ao dono da casa para separar uma quantidade caso seja preciso fazer alguma manutenção do imóvel. Pode ser reparos hidráulicos, no telhado ou até mesmo na rede elétrica.

Além de ser necessário que ele pague os valores que são de suas responsabilidade e não do inquilino.

  1. Gestão de pessoas:

Trabalhar com contratos de aluguéis e com pessoas é algo natural no setor de imóveis, já que é preciso ter contato com os clientes. Contudo, na gestão de aluguéis, também é preciso ter que lidar com outras formas de contato, como:

  • Reclamações;
  • Cobranças;
  • Brigas;
  • Etc.

De fato, é um trabalho nada fácil sendo necessário saber lidar da melhor forma com cada tipo de situação. Fique atento na forma como se comunica, ao responder os e-mails e ter que lidar com os problemas do cliente.

Por isso, para evitar futuros problemas e dores de cabeça, saiba como lidar diante das situações. Além disso, deixe bem claro quais são os direitos e deveres de ambos os lados.

  1. Digitalize documentos:

Documentos físicos podem ocupar muito espaço, além de tornar a gestão mais complicada. Sendo assim, uma boa ideia é digitalizar todos esses documentos, assim é possível acessá-los com mais praticidade.

Além disso, também eliminar a burocracia e a necessidade de contar com a ajuda de outras pessoas para poder localizá-los. Qualquer documento pode ser digitalizado e ainda valer da mesma forma que sua versão impressa como, por exemplo:

  • Recibos de locação;
  • Laudo de vistoria;
  • Aditamentos de contratos;
  • Notificações extrajudiciais;
  • Assinaturas em contrato;
  • Declarações de chaves entregues;
  • Entre outros.

Conclusão

A gestão de locação de imóveis, como você pôde ver, trata-se de uma série de tarefas nada fáceis e bem complexas. Porém, com a ajuda da tecnologia é possível tornar o trabalho mais simples.

No entanto, isso não quer dizer que não deva ficar atento e empenhar-se para prestar um bom serviço. Por fim, o que você achou deste conteúdo? Foi útil para você? Ainda possui alguma dúvida a respeito? Deixe então o seu comentário!

Redação Si9 Sistemas

A Si9 Sistemas atua com Tecnologias e Soluções para Imobiliárias, procurando inovação para o setor e contribuindo com conteúdos para agregar valor no dia a dia de nossos clientes. Deixe nos comentários suas dicas e opinião sobre o conteúdo! :D

Deixe seu Comentário