fbpx
O Que Precisa Saber Para Ser Um Corretor De Imóveis

O Que Precisa Saber Para Ser Um Corretor De Imóveis?

Para ser um corretor de imóveis, o que você precisa saber sobre a profissão são algumas coisas importantes.

O corretor é parte vital para apresentar e negociar um imóvel, isso porque ele funciona como um intermediário  entre o comprador e o vendedor. Para atuar na profissão, é preciso um registro que te possibilite atuar como corretor.

Muitas questões sobre esse registro vêm à tona quando o assunto é se tornar um corretor.

Então se você tem dúvidas a respeito da profissão e quer saber como entrar nela, veja esse artigo.

Corretor De Imóveis, O Que Precisa Para Ser Um?

O que muitos sabem sobre corretagem, é que o profissional tem uma liberdade maior para atuar em seu ramo.

Isso porque o corretor pode fazer seu horário de trabalho quando quiser e ganhar uma qualidade de vida superior a de muitas pessoas.

O corretor em seu trabalho tem muito mais funções do que apenas a apresentação e venda de imóveis.

Dentro de sua rotina, as demandas de checar a veracidade e validade de documentos, pesquisar sobre transações, certidões, entre muitos outros deveres, se encontram inclusos nas tarefas do corretor.

Para se encaixar na profissão você precisa seguir alguns passos. O primeiro deles é ser maior de idade.

Muitas pessoas acham que assim como outras profissões, para ser um corretor elas tem que ter o ensino superior. No entanto, uma grande vantagem dessa profissão é permitir que pessoas com o ensino médio completo consigam atuar na área.

Sendo assim, com ou sem curso superior, isso não irá interferir em seu progresso e sucesso como corretor de imóveis.

No entanto, como apontamos acima, é extremamente necessário que você tenha o curso profissionalizante para obter o seu registro no CRECI.

O curso técnico de transações imobiliárias têm uma duração de quatro meses a um ano e meio, dependendo da modalidade que você escolha.

O que é abordado no curso?

O curso aborda tudo o que é necessário um corretor saber, como:

  • Matemática financeira;
  • Noções de arquitetura;
  • Aspectos jurídicos;
  • Entre outras coisas.

Para adquirir experiência é recomendável que o aluno faça um estágio na área.

Dependendo de onde você faça o curso, o estágio é algo obrigatório para que você conheça o ramo que deseja se inserir, onde você mais se identifica e em que área pretende atuar.

Enquanto ainda não obtém o seu certificado CRECI, o aluno durante o estágio deve ter um orientador do lado durante suas atividades.

Corretor de imóveis: o que precisa para a regularização?

O Que Precisa Saber Para Ser Um Corretor De Imóveis

O estagiário pode pedir seu CRECI para a inscrição de estagiário através do requerimento e pagamento de todas as taxas.

Para obter o documento de certificação e regularização do profissional é preciso que o mesmo dê entrada no pedido de registro para que consiga ter seu número de inscrição.

Sendo assim, é necessário levar os documentos pessoais, comprovante de recolhimento de taxas, certidões negativas cíveis e criminais e também certidão negativa junto à Justiça Federal.

No fim das etapas, o profissional poderá desempenhar as funções de:

  • Corretor autônomo;
  • Captação de imóveis;
  • Avaliador de imóveis;
  • Trabalho junto a corretoras ou incorporadoras;
  • Vendas ou locação de imóveis novos ou usados;
  • Correspondente imobiliário;
  • Empresário de sua própria imobiliária.

Só depois de toda documentação regularizada é que o aluno está apto para ser um corretor.

Sua carteira profissional será entregue em uma solenidade organizada pelo CRECI.

Aqui, há uma cerimônia na qual o profissional recebe seu código de ética da profissão  juntamente à sua carteira de regularidade que tem a necessidade de se manter atualizada todo ano.

Agora, com os documentos em mãos, é possível que o corretor trabalhe fazendo negociações e exerça sua profissão de modo legal.

Atuar como pessoa jurídica ou pessoa física?

Muitas pessoas ainda têm dúvidas quanto a forma mais vantajosa de atuar na profissão, se é como pessoa física ou pessoa jurídica.

Independentemente de qual for a escolha do profissional, ela não interfere em nada o seu trabalho.

Se você quer ser um corretor autônomo e seu interesse é em emitir notas fiscais, saiba que isso é possível de ser realizado através de um cadastro na Prefeitura de seu município e efetuar um pagamento da taxa.

No entanto, acaba sendo um pouco mais vantajoso para o profissional ser pessoa jurídica pelo simples fato dos cálculos tributários, visto que a alíquota de imposto é de 6% para PJ e para pessoa física, é mais de 40%.

Então, em uma avaliação geral no trabalho de um corretor de imóveis, o que precisa é apenas das especificações necessárias para poder exercer a profissão de modo legal.

O Que Precisa Saber Para Ser Um Corretor De Imóveis

As exigências em si não são tão complexas. Por não ter a obrigação de ter um curso superior e somente o curso técnico, fica mais fácil qualquer pessoa que tenha interesse na área, entrar na profissão.

Desse modo, uma das exigências que se tem para que uma pessoa possa atuar na área é que ela seja responsável e organizada em suas atividades.

Isso porque a corretagem, apesar de deixar o profissional livre para fazer sua escala de trabalho, é um meio bastante competitivo e também bastante recompensador.

Toda sua habilidade e experiência adquiridas servirão como uma oportunidade de aprimoramento para que cada vez mais você ganhe espaço na área e conheça quais são as melhores oportunidades para você.

Conclusão

O corretor de imóveis é uma profissão com bastante oportunidade e o que precisa para entrar nela é muito fácil de conseguir.

Em resumo, você só precisa ter o documento de regularização do CRECI junto ao seu curso técnico para começar a atuar no mercado imobiliário.

Dentro da área, o profissional pode ir para alguns segmentos específicos e, através de sua experiência, aprimorar e elevar seus conhecimentos a um outro patamar.

Para quem está familiarizado, a corretagem é uma profissão que beneficia bastante quem trabalha com ela.

Sendo assim, se você tem interesse, corra atrás do seu curso e obtenha seu certificado para que comece a trabalhar com isso.

Gostou deste artigo? Comente e compartilhe-o em suas redes sociais.

Redação Si9 Sistemas

A Si9 Sistemas atua com Tecnologias e Soluções para Imobiliárias, procurando inovação para o setor e contribuindo com conteúdos para agregar valor no dia a dia de nossos clientes. Deixe nos comentários suas dicas e opinião sobre o conteúdo! :D

Deixe seu Comentário