fbpx
O que avaliar na hora de escolher um software para imobiliária

Seguro contra incêndio: quem deve pagar e como funciona?

Conheça mais a respeito do seguro contra incêndio, também saberá quem deve pagar por este recurso de prevenção, inquilino ou proprietário.

A eventualidade de incêndios em imóveis acontece com frequência no Brasil e no mundo. Grande parte das ocorrências acontecem por conta de acidentes domésticos, justamente porque muitas pessoas não são treinadas quanto aos riscos.

Muitas das vezes os incêndios em imóveis acabam fugindo do controle das pessoas comuns e a melhor alternativa para minimizar os danos ocasionados é contratar o seguro contra incêndio.

Este seguro irá garantir que os prejuízos sejam minimizados e certamente o dono do imóvel ficará mais aliviado, pois agiu com a prevenção adequada.

Hoje em nosso conteúdo informativo você conhecerá mais a respeito do seguro contra incêndio, também saberá quem deve pagar por este recurso de prevenção, inquilino ou proprietário.

O que é seguro contra incêndio?

O seguro contra incêndio é um serviço de prevenção oferecido no mercado, tendo essa segurança o dono do imóvel fica coberto caso algum incêndio acabe danificando o seu imóvel.

Sendo mais específico, se trata de uma ajuda de uma empresa especializada no assunto, caso um incêndio danifique a propriedade, proprietário receberá um valor em dinheiro que irá reparar os danos.

Podemos dizer que funciona como o seguro do carro, ou seja, você não sabe quando terá a necessidade de usar, mas se algo acontecer você estará coberto por ter contratado.

Como funciona o seguro contra incêndio?

De fato o mercado dispõe de diversas opções de seguros contra incêndio, com diversas modalidades de planos, tanto para casa como apartamento.

Referindo-se a apartamentos, o condomínio possui a obrigação de contratar um seguro contra eventualidade de incêndio, porém o serviço contratado pelo condomínio protege apenas as áreas comuns do condomínio e não apartamentos.

Para proteger a parte interna do apartamento será necessário contratar um seguro residencial e não depende do condomínio e sim do dono do imóvel.

Talvez você goste: Criar Vistorias do Imóvel com Recurso de Digitação por Voz

Seguro residencial, quem deve pagar?

Grande parte das pessoas que alugam um imóvel não pensam na possibilidade do imóvel ser atingido por um incêndio, mas se acontecer, quem irá se responsabilizar por isso, inquilino ou proprietário?

De acordo com a Lei N° 8.245 de 18 de Outubro de 1991(Lei do Inquilinato), é responsabilidade de o proprietário contratar o seguro contra incêndio, salvo se houver negociação em contrato, por isso é importante ler por completo o contrato do imóvel.

Afinal nossa lei permite que o proprietário responsabilize o inquilino pela contratação do serviço e sem ler o contrato o inquilino poderá concordar com isso sem perceber.

Quais são as opções no mercado?

Como mencionamos no artigo, existem muitas empresas que oferecem este serviço de seguro contra incêndio e isso desperta dúvida na hora de escolher.

Para gerar mais facilidade muitas pessoas contratam o seguro por meio da imobiliária, devido a agilidade e praticidade no processo existente.

Para ter uma segurança mais completa o contratante do seguro poderá optar por uma abrangência maior, contratando o seguro com cobertura para roubo, furto, acidentes pessoais, etc.

É primordial pesquisar e decidir a melhor alternativa.

Qual o valor do seguro contra incêndio?

Não existe um valor fixo já determinado para o seguro contra incêndio, o valor final dependerá muito do imóvel, pois leva em consideração seu tamanho e localização.

O contratante deve pesquisar bem, pois existem muitos pacotes de cobertura, sendo assim é necessário escolher o que melhor atende o seu desejo.

Benefícios do seguro contra incêndio

  • Proteção do imóvel: reparos elétricos, hidráulicos, pintura do imóvel, restauração da estrutura;
  • Reembolso de bens: a seguradora poderá reembolsar os bens materiais que foram afetados pelo incêndio;
  • Tranquilidade e segurança: nunca sabemos quando ou o que pode gerar um incêndio doméstico, com o seguro o morador terá tranquilidade e segurança.

O seguro contra incêndio é uma forma de se proteger de ocorrências inesperadas, sem essa segurança os danos podem ser incalculáveis e impossíveis de reverter, portanto tenha prevenção como uma característica.

O seguro imobiliário pode ser realizado através do software de gestão imobiliária da Si9 Sistemas, entre em contato com nosso time comercial e conheça suas vantagens.

Gostou dessas dicas? Coloque elas em prática e nos diga se deu certo.

Não se esqueça de compartilhar este artigo em suas redes.

Redação Si9 Sistemas

A Si9 Sistemas atua com Tecnologias e Soluções para Imobiliárias, procurando inovação para o setor e contribuindo com conteúdos para agregar valor no dia a dia de nossos clientes. Deixe nos comentários suas dicas e opinião sobre o conteúdo! :D

Deixe seu Comentário